segunda-feira, 1 de outubro de 2007

É tudo free

Enquanto por aqui os grandes jornais mantêm conteúdo com acesso restrito a quem paga, o New York Times liberou geral. Agora o acesso às notícias do diário nova yorquino é praticamente ilimitado.
Diz Vivian Schiller, vice-presidente sênior e gerente geral do NYTimes.com: "Desde que lançamos o TimesSelect [conteúdo pago], em 2005, o cenário online mudou significativamente. Os leitores estão cada vez mais encontrando notícias por meio de buscas, redes sociais, blogs e outras fontes online. Frente a essa mudança, acreditamos que oferecer acesso irrestrito às reportagens e análises do New York Times atende melhor ao interesse dos nossos leitores, a nossa marca e a vitalidade do nosso jornalismo a longo prazo. (...) Acreditamos que a abertura de todo o nosso conteúdo e de milhões e milhões de novos documentos, associada ao fenomenal crescimento (de visitas), criará uma fonte de receita que excederá em muito a receita de assinaturas". (MM Online - 19/09/07)
O conteúdo disponível remonta a 1851.
Embora haja quem veja nisso um sinal do fim da era dos jornais impressos – há uma infinidade artigos a respeito e até um livro com a data fatal: 2043 – não creio que eles serão substituídos por completo por um computador. Mas esse assunto fica para outro post. Ah, o livro que prevê o fim dos jornais se chama “The Vanishing Newspaper”, que ficou traduzido em português como “Os Jornais Podem Desaperecer?”, de Philip Meyer.

3 comentários:

Tio Vinix disse...

muito distante essa hipótese do desaparecimento. Mas eu acho que a tendencia é que não reconheçamos mais um jornal daqui há 50 anos...

Anônimo disse...

Aposto real que o Estadao sai na frente da Folha nessa tb! rsrs

salvaterra disse...

o tantaprosa ganhou!!! é de grátis a mais tempo!!!! huahauhau!!!