quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Quarta MeiaEntrada - Um Pouquinho Diferente


Claire Danes


Os filmes de fantasia estão na moda de novo. Muito por causa do Harry Potter, muito por causa do Senhor dos Anéis, não que eu considere os dois um primor do cinema (já falei até positivamente do Harry Potter aqui), mas divertem. Vieram na esteira desses dois um monte de filminhos, longe do estilo de"O Cristal Encantado" dos anos oitenta ou “Guerreiros da Virtude” dos anos noventa, ou mesmo do meia boca "A Lenda" do Ridley Scott. Novamente, parecia que a história seguiria seu fluxo repetitivo, até que algum cineasta de bom coração resolveu prestar um pouquinho mais de atenção ao senhor Neil Gaiman. Baseado na sua Novela Ilustrada, chegou aos cinemas esse fim de semana o filme “Stardust”. Como é característica das histórias de Gaiman, o personagem principal está passando por uma mudança que determinará as suas ações. Essa mudança é algo comum, no caso a transição entre a adolescência e a fase adulta, mas cercada pelo fantástico. Eis a primeira diferença do filme para outras aventuras do gênero convencionais: A fantasia complementa a história, e não a história vive em função da fantasia. Outro ponto bem interessante é que os personagens que fazem parte de história quase conseguem fugir do maniqueísmo comum nesse tipo de filme. Nosso herói, Tristan, acaba por se envolver na história por motivos bem mesquinhos, e que acabam assim se revelando ao próprio personagem durante o desenrolar dos fatos. A bruxa-vilã, vivida por Michelle Pfeiffer também é outra personagem que quase saí do estereotipo “Sou-má-e-faço-o-mal-e-ponto”, mas talvez isso se deva a atuação magnífica da atriz. O Robert de Niro também se mostra muito bem, num papel nada convencional na sua carreira, mas peraí né, é o De Niro. Ele é como a musa. Pode e faz. E enfim, ponto pra Claire Danes, que faz como sempre uma boa atuação, mas raramente (como neste caso) num bom filme. Pra quem está afim de uma diversão com uma história um pouco mais inteligente, “Stardust” vale a pena.

2 comentários:

Tatu disse...

esse negócio de transição, gostaria de falar mais sobre isso?

Julia disse...

ahahaha ignora o Czar, Vinix...

E quantas menções a minha pessoa não? Musa pode e faz... Vou ver se começo a aplicar isso, porque acho que não posso e por isso nunca faço...

Sobre o filme, que coincidência, fui ao cinema hoje no shopping eldorado assistir Stardust, mas era meio tarde, dez e tanto, aí voltei pra casa... Pena!