quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Quarta MeiaEntrada - A Voz

Esse todo mundo conhece; Frank Sinatra

O post elucidante da minha sobrinha sobre o caso de Jena Six me trouxe a mente uma dúvida que eu sempre tive sobre cantores de jazz: Todo mundo tem em conta, quando se fala numa grande voz masculina do Jazz, o Frank Sinatra, não é? Beleza, até aí eu não tenho nada contra o cara e ele canta bem mesmo, ele fez muito sucesso, fez filmes... Enfim, ele é “A Voz”, é assim que e o chamam e eu não vou discordar disso, a princípio.

Agora, eu penso que pra que um cantor seja considerado “A Voz”, ou seja, o representante máximo de um gênero tão rico quanto o Jazz, ele tenha que ter sido um renovador, alguém que criou um estilo único e que foi imitado, alguém realmente relevante dentro do cenário. Pois bem, o velho “Blue Eyes” trouxe elementos da interpretação erudita ao jazz, só que o Nat King Cole já havia trazido esses elementos um pouquinho antes, mas tudo bem. Ele eternizou alguns Standards do gênero, como “Night and Day” e “I Got You, under my Skin”, ambos de Cole Porter por exemplo. Ou teria sido a Ella Fitzgerald? Talvez devêssemos considerar a sua capacidade no “Scat” o improviso vocal, um símbolo do jazz, que tal? Só que o Sinatra pouco improvisava… Quem improvisava e muito por sinal era o criador do “Scat”, Louis Armstrong.

Aí depois disso tudo eu volto à dúvida: Se o Sinatra, apesar de ter sido um ótimo cantor, não se enquadrou em nenhum dos quesitos que eu propus para que uma voz seja considerada “A Voz” no jazz, o que ele tinha que os outros citados acima não tinham? Vejamos os outros casos mais minuciosamente:

Louis Armstong era negro e realmente não era um grande cantor, era na verdade um grande trompetista, um dos maiores responsáveis pela popularização do jazz. Nat King Cole (esse sim um grande cantor) era negro e morreu de câncer em 1965, por fumar em média 3 maços de cigarro ao dia. Mesmo assim nunca fez um anúncio de cigarro e teve até um programa na TV cancelado por falta de anunciantes, que não queriam ligar suas marcas a um negro, por mais carismático que ele fosse. Ella Fitzgerald era negra, era mulher e era feia para os padrões Estadunidenses. Foi rejeitada em seus primeiros testes exatamente por isso, mas depois se consagrou, reinventou o modo de cantar jazz e foi elogiada tanto por sua técnica vocal perfeita quanto por suas interpretações dramaticamente precisas.

Mas “A Voz” é o senhor Francis Albert “Branco de Olhos Azuis” Sinatra.

Isso sem que eu precise citar outros cantores negros, como Brook Benton, Billie Holiday, Sarah Voughan...




Essa, pra quem não conhece, é a Ella Fitzgerald

3 comentários:

Elton disse...

e o nosso "Rei da Voz", o Francisco Alves? Ou o "Pai do Rock", o Elvis?

Ministro Puskas disse...

É, concordo com o Elton! Minha opinião é de que isso se aplica mais ao Elvis por exemplo. Cuidado ao falar mal do "Uncle Frank"... o cara tem amigos entre a famiglia se é que vc me entende rsrs

Julia disse...

Elvis na verdade é produto de cantores negros, ele não criou muito do que foi sozinho...

Agora, o Frank é meu idálo (sic), adoooooro.

E digo, "A Voz" pra mim é a Ella Fitzgerald, mesmo mulher, negra e feia!