terça-feira, 16 de outubro de 2007

Terça mochilão

As mulheres da China.


Com 1.3 bilhões de pessoas e crescendo por quase 10 anos a uma taxa de 10% ao ano, - só em 2006 o PIB nominal foi de 2,6 trilhões de dólares, abaixo apenas da Alemanha, Japão e Estados Unidos (e considerando-se o PIB por paridade do poder de compra, a China fica abaixo apenas dos Estados Unidos)- a China é hoje a locomotiva mais assustadora das superpotências econômicas do mundo. As forças resultantes do crescimento do seu poder afetarão o cenário político, econômico e cultural mundial muito além do que se é percebido hoje.
O Ocidente, entretanto, desconhece a brutal transformação por que passa a sociedade chinesa de hoje. Historicamente rural por milênios, a China atravessa hoje uma revolução industrial, tecnológica e urbana de caráter inimaginável há apenas 2 décadas. As tensões sociais que as disparidades econômicas têm gerado são significativas. A angustiante dualidade de coexistência entre os valores tradicionais e a influência do modo de vida ocidental também contribuem para o agravamento das tensões.
Em particular a questão da mulher na China, apontada por organismos internacionais, serve como importante termômetro da situação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a China é o único lugar do mundo onde as taxas de suicídio femininas são maiores do que as masculinas. São aproximadamente 150 mil suicídios por ano e cerca de 1,5 milhões de tentativas. O suicídio já é a maior causa de morte na faixa dos 30 anos. A violência e humilhação presente no casamento tradicional chinês é a principal raiz do fenômeno (é parte da tradição que, ao se casar, a mulher se mude para a casa da família do marido deixando sua própria família para trás). A diferença é que hoje, sobra ainda, por menor que seja, um vislumbre de melhoria de vida e da condição da mulher nas grandes cidades, o que aumenta a frustração, a ansiedade e a sensação de imobilidade e prisão. Não existem, para as mulheres na China, mecanismos que permitam uma saída fácil de um casamento infeliz. O suicídio vira então um ato de protesto.
A perspectiva de futuro para a mulher na sociedade chinesa também é outro aspecto do problema. Ela está desaparecendo. Hoje, já são 118 nascimentos de meninos para cada 100 de meninas. Nas salas de aula não é raro ver uma menina para cada 4 meninos. Em menor número e sozinhas, elas passam a adotar características tipicamente masculinas, como a agressividade e a competitividade. O déficit de mulheres na China pode chegar a 40 milhões em 2020.
Uma causa também provável é o infanticídio das meninas (prática que também ressurgiu nos últimos tempos). Por medo do quase inexistente sistema previdenciário, os pais querem filhos homens para que possam garantir sua velhice. As conseqüências deste processo são nefastas.
Some-se a isso, uma outra causa: crimes que o comunismo chinês tinha conseguido diminuir mas que não foram extintos (e.g. abdução e tráfico de mulheres, casamentos arranjados, prostituição e estupro, etc.).
Por sua vez, a abertura econômica agravou as conseqüências sociais para as mulheres da China de hoje. Para as raras e privilegiadas que conseguiram estudar e ter acesso à informação e melhores salários, o novo capitalismo chinês tem aberto mais portas do que nunca. Entretanto, para a maioria das mulheres pobres, os ganhos de igualdade e respeito alcançados pós 1949, na revolução comunista, parecem escorregar por entre os dedos.
P.S: Só para constar: uma das decorrências do caso Jena Six, aqui descrito há algumas semanas, foi o corte da árvore alvo do imbróglio. Só pode ser piada, né?

18 comentários:

Elton disse...

Sobre Jena Six, isso me lembra quando o Rui Barbosa mandou queimar os documentos relativos à escravidão.

Tatu disse...

tá na capa da folha a china hoje ou do estado...não lembro bem.

Julia disse...

É a metáfora mais legal, cortam os galhos mas não a raiz do problema. Literalmente.

Sobre as mulheres na China, vc já assistiu Mulan? Acho lindo como a Disney romantiza as mulheres chinesas, dá um dó...

Tatu disse...

moulan rouge?

Julia disse...

Não, Ivan, Mulan... É bonito o filme, seria bom se não fosse tão falacioso...

Ministro Puskas disse...

Nao comento mais os post´s da Carol. Ela nao comento os meus entao faço manha :p

Tio Vinix disse...

gente mimada é um saco.

Desculpe Julia, mas Mulan não serve como referencia de nada, é a mesma coisa de vc analisar a ética dos Irmãos Grim através de ótica da Branca de Neve de 1938.

Tatu disse...

virgi maria...
quanta prosa
branca de neve sete anões blá blá ´blá, crescemos ouvindo estes contos da carochinha.
Sem contar a chapeuzinho vermelho. Fizemos uma análise em que esse conto aponta para a transição da menina-moça para a vida adulta ae o lobo "come" ela e a vovó...O conto original tem uma pegada erótica aberta, tratava-se de um conto para mulheres...Hoje em dia...vixi, os estunidenses e os britânicos fizeram uma salada mista em que a barriga do lobo é costurada ou algo assim...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol M. disse...

Pessoas, obrigada pelos comentários e mil perdões pela ausência dos meus, mas ando numa correria insana aqui, tão insana que, apesar de ler os posts de todos, não dá tempo de comentá-los.
Em breve tudo voltará ao 'normal'.

Beijos!

Elton disse...

E a China quer copiar o Bolsa-Família, pode?

Julia disse...

Legal que no da Carol vocês comentam, 11 comments... 12 com este. Mas no meu, um parco comentário, um único e solitário comment, que ainda por cima é do Tio Vinix reclamando!

Elton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elton disse...

Julia,
Ciuminho?? huahuahua

Carol M. disse...

Huahuahua! Você quer dizer 12 comentários nesse post, não é? Porque os outros perderam de lavada pro 'porque hoje é sábado'. Também, pudera, eu só escrevo sobre coisas chatas.

Beijos, musa de todos nós!

Tio Vinix disse...

é iso aí.
A Musa pode até falhar no "Mulan". Mas é cada vez mais Musa!

Julia disse...

Falhar por que? É bonito o filme, mentiroso mas bonito!

E sim, ciuminho, meu post só tinha 1 mísero comentário reclamão

salvaterra disse...

mulan é ótimo enquanto animação. os traços são lindos e originais. eu gosto mesmo:)

se não fosse o confucio-babaca-original-sujo-competente aparecer nessa china... pode ser que tinha tomado o lugar da europa nas grandes descobertas... bom, sei lá... opinião de expectador lobotomizado.