segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Aperte o botão e seja feliz

A disputa e as acusações mútuas envolvendo a Record e a Globo estão divertidíssimas. A emissora de Edir Macedo alardeia novelas de qualidade digital, disputa os direitos do Brasileirão, conquista a transmissão dos Jogos Olímpicos de Pequim, conta com elenco jornalístico e artístico composto por ex-globais, declara guerra em forma de anúncios e editoriais e atiça a ira da Vênus Platinada.
O mais recente episódio da novela ficou por conta da inauguração do canal de notícias 24 horas Record News.
Um dossiê de origem desconhecida com acusações contra a Record teria circulado no Palácio do Planalto horas antes da inauguração do canal.
A Globo e a Band acusam a concorrente de operar ilegalmente, pois a legislação impede que uma mesma empresa possua dois canais de TV aberta numa mesma cidade (São Paulo). A Record alega que o sinal é gerado a partir de Araçatuba e que o canal 42 UHF é um mero retransmissor. Além disso, Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, teria percorrido os gabinetes de Brasília para questionar a legalidade da Record News dias antes da estréia do canal. O emissário representaria também os interesses da Band, que, curiosamente, opera outro canal aberto, o Play TV (14 UHF).
Com isso, a Globo já estuda abrir o canal pago Globo News, que passaria a operar no canal 19. Só está no aguardo de uma resposta do Ministério das Comunicações quanto à legalidade de Record/Record News e Band/Play TV.

Vejamos alguns trechos das acusações:
Trecho do editorial do Jornal da Record de 1º de setembro: “Não vivemos hoje os tempos nebulosos da época em que grupos empresariais de comunicação usavam o Brasil e os brasileiros para seus interesses mais vis. Como, por exemplo, a falsificação de documentos cometida pela família Marinho na época da compra da TV Globo de São Paulo, na década de 60. (...) O monopólio da informação é um câncer para o Brasil.”

Trecho da resposta da Globo, que circulou apenas na imprensa: “Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinião pública, chamando de monopólio a escolha democrática dos brasileiros”.
Como dizem nossas mães, ao comentar acusações entre duas irmãs: é a suja falando da mal lavada.
O presidente Lula e o bispo Edir Macedo acionaram o botão de início das transmissões do canal Record News na quinta-feira, 27/09, e tiveram na platéia o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.
Isso é o que chamo de apertar o botão e ser feliz.

Fontes: http://www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=27643
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u332112.shtml

4 comentários:

Tio Vinix disse...

é a pomba-gira platinada* contra o santo do pau oco!!!



*Com todo o respeito as pomba-giras

Tatu disse...

enquanto isso na sala de justiça:
silvio santos coloca anúncios na folha de são paulo com o seguinte slogan:
"SBT, 30 anos vice-líder na audiência nacional"
esse éo velho silvio.

Julia disse...

*Meeeeeedo, Elton, medo. O Edir Macedo e seu bando vão acabar dominando o mundo. Que Roberto Marinho o que, ele era fichinha perto do Bispo!

Ministro Puskas disse...

Sinceramente? Eu acho os programas da Record bem melhores que o da Globo ultimamente. Não que isso signifique alguma coisa, mas era natural a Globo se sentir ameaçada após anos sem colocar no ar algo de qualidade