domingo, 26 de agosto de 2007

Terra de Ninguém

Bom, como os domingos são "território livre" (ahrgh, como cansei dessa expressão) aqui no tantaprosa, resolvi escrever uma coisinha sobre a ocupação da Sanfran, "minha" faculdade... É uma compilação de frases de diversos emails que rolaram nos egroups de alunos do meu ano e de alguns calouros também.

Achei que esse "samba" ficou legal, ainda por cima inspirada por uma reportagem que li hoje sobre Aula "Magda" que saiu no Estadão. Não que o conteúdo da matéria tenha a ver com a ocupação da FDUSP (chic o nome né?), mas é que me lembrou muito minha primeira Aula Magna no Salão nobre, de cortinas de veludo e estátuas de bronze. Bom, divagações à parte, aí vai a minha salada:


Ou se é nazista ou se é stalinista, reaça ou comunista de merda, conservador maldito ou esquerdalha filhinho-de-papai. Também não me chamo Mussolini. Que arrogância deste pessoal em tomar a frente do movimento e se julgar legítimo! Defensor da justiça, moralidade e educação ou indiferente, egoísta, individualista?

Onde é que mora a amizade? Quem se fodeu de novo foram os ocupantes da faculdade. O fim da história, todo mundo sabe. E se vocês trancarem pessoas dentro de um prédio, mantendo-as lá a força para que ouçam o protesto de vocês? O fim da história, todo mundo sabe. Quantas vidas desperdiçadas? Apelou perdeu! Perdemos tantas vidas... Vidas de pessoas como você são o atraso desse país!

Onde é que mora a alegria? Duvido que peguem no livro. Querem enfiar um monte de ignorante pra cair o nível da nossa faculdade? A faculdade é pra quem pode! Como assim? Parece piada!
Este povo, este monte de ignorante que você despreza com todo o seu ódio de classe, sustenta a Universidade em que você estuda. Como um isento do IR, que se bobear nem cpf tem, sustenta a faculdade? Ela é mantida com verba de ICMS! Todo mundo paga!

No largo de São Francisco. Somos TODOS privilegiados e não devemos pagar por isso. Alguém quer analfabetismo, o sucateamento do ensino, a piora nas escola públicas, a segregação dentro das Universidades? Temos obrigação moral e ética de lutar para que as desigualdades diminuam, para que haja uma melhor distribuição de renda, educação, cultura, emprego.

Na Velha Academia. Eram movimentos de gente humilde, pobre, favelado, negro, sem-terra, vagabundo, meliante, bandido... gente "feia" como disse nosso querido amigo. E por isso tenho que ser chamada de escravocrata? Uspianos durante séculos humilharam, maltrataram, estupraram, violentaram e continuam explorando a população negra. Sério mesmo? Me RECUSO a ver tamanho PRECONCEITO e me calar. E calou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito, muito bom, Julinha! O tantaprosa não poderia ficar mudo perante o que aconteceu. O CHOQUE? Senti vergonha alheia. Bjo grande e continue escrevendo, estou amando.

Julia disse...

Pois é, Cau, imagine eu que tenho que ir pra lá todos os dias...

Paciência, não vou mudar essas pessoas nem o jeito que elas pensam...

Beijos!

Anônimo disse...

Julita!
j� disse que mandou bem...precisamos descolar a foto do choque invadindo a universidade ou da universidade deixando a "outra" universidade em choque
ou dos "vagabundos" minha nossa, tem gente que n�o percebe a realidade social brasileira e tem gente que generaliza as coisas de uma forma que me d� medo.

Tio Vinix disse...

desabafo...


toda a faculdade tem um pouco de "ligações perigosas"
definitivamente não é dos meus ambientes favoritos