quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A Procura da Grana

Essa semana eu assisti “A procura da Felicidade”, um filme americano com uma pegada européia na parte técnica, mas que trata de um mesmo tema recorrente em muitos filmes de propaganda do modo vida americano (ou estadounidense, como preferirem), que é o sonho de crescer(financeiramente) na vida. O personagem vivido pelo Will Smith caberia possivelmente numa releitura do negro do Gilberto Freyre(olha o Elton e o Puskas me socando...). Quer dar uma vida boa para o filho e simplesmente ignora os outros que estão na mesma situação de pobreza, afinal ele acredita e os vencerá. Uma cena que deixou isso claro par mim é a cena em que ele briga com um cara que furou a fila e tomou o lugar dele no albergue onde ele dormia. Fora a situação que ele passa no estágio não remunerado da corretora de seguros que posteriormente vai contratá-lo, onde ninguém obviamente pode saber que ele é um sem-teto.

Ué?

Obviamente?

Quer dizer então, que se o dono da empresa soubesse da sua situação o mandaria embora, independente da sua qualidade profissional? É essa a forma de se alcançar a felicidade? Um filme com esses questionamentos em primeiro plano colocaria o expectador pra pensar, e não se anestesiar com a falsa impressão de que se vence na vida. Isso sim, não é entretenimento, é Lexotan pra classe média.

Título Original: The Pursuit of Happyness
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Site Oficial: www.aprocuradafelicidade.com.br
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Relativity Media / Escape Artists / Overbrook Entertainment
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro: Steve Conrad
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch e Teddy Zee
Música: Andrea Guerra
Fotografia: Phedon Papamichael
Desenho de Produção: J. Michael Riva
Figurino: Sharen Davis
Edição: Hughes Winborne


seta3.gif (99 bytes) Elenco
Will Smith (Chris Gardner)
Jaden Smith (Christopher)
Thandie Newton (Linda)

4 comentários:

Tatu disse...

já fui corretor de planos de saúde vida do cão.

passou na todapoderosa foi? vixi...

Elton disse...

Não vi o filme, mas gostei da análise.

Anônimo disse...

Yo también não assisti o filme, mas justamente porque já tinha sacado que era essa coisa do "american way of life", da tal meritocracia, do "se você se esforçar, você consegue; o sol nasceu pra todos". Tô dando um tempo dessas coisas, até porque ando sem paciência para assistir um filme desses e ainda ter que ver gente chorando na saída, dizendo abobrinhas, etc.
C'est la vie, enfim.

Ministro Puskas disse...

Chutando cachorro morto agora Vinix? Os Estadunidenses adoram mostrar o quão grande, lindo e bobo é seu modo de vida. Falta mostrarem as repercursões desse modelo no resto do mundo, algo que sim daria um bom filme rs