domingo, 19 de agosto de 2007

papo de prova

hoje foi o dia da prova dos professores da PMSP, quem sabe não mandei bem e sou chamado daqui à dois anos ou um pouco antes quando me formo.
resolvi fazer alguns apontamentos cômicos que quase me impediram de fazer a prova, afinal queria iniciar esses escritos ali mesmo na sala 155 do colégio da rua votoruna na saúde...preferi a prova por aquele momento.
a moça que estava a minha direita uma senhora com o nome começado pela letra" i "(minha sala só tinha: ivan, ivonete, ivanete, ivana, ivanildo, igor, iara...), fez lembrar dos tempos das provas do enem.

e o professor do cursinho falava:
- senhores alunos e alunas, levem lápis e borracha extra...levem outra caneta etc etc...levem papel higiênico se der uma dor de barriga e no banheiro do colégio que vocês forem fazer a prova não tiver papel higiênico.

muito bem, a cara senhora da letra "i" um tanto impaciente e nervosa pela demora da monitora da sala com as entregas dos gabaritos resolveu apontar sua coleção de lápis.

eram 8.00h da manhã de um domingo frio, na verdade estava acordado a pouco tempo, não decifrava muito bem ainda os acontecimentos do dia, acabara de sair da cama e da carona do azul-calcinha de meu pai (chevette). quem me despertou em definitivo foi a senhora do lado direito, e os acontecimentos daquela sala...eu me divertia por dentro com as presepadas e me entristecia por dentro em saber da realidade.

assim sendo, estava a senhora “i” com seu material escolar completo: 4 lápis HB da faber castel com borracha na ponta, 3 canetas bic da cor preta, uma caneta bic da cor azul, duas borrachas, apontador e incrivelmente duas réguas...minha nossa, mas a prova era de português...pensei: "perdi minha vaga", em quesito material escolar a senhora "i" arrepiou aquela sala, inclusive me arrepiou mais ainda no quesito egoísmo ao não emprestar uma bic preta para moça com cara de inteligente que sentava na minha frente alegando algo do tipo "não testei...não testei...preciso ver se funcionam" e a moça educadamente e meio sem graça respondera "tudo bem quando você testar vê se pode me emprestar", o empréstimo não houve a moça da minha frente deve ter feito a prova à lápis...mas não é problema meu, não podia resolver o problema dela também.

meu foco era na senhora do material didático completo que sentava ao meu lado direito, olhava tanto pra ela que deve ter pensado que tinha ganho um admirador secreto, realmente eu admirava sua coleção de lápis e seu nervosismo...senhorinha atrapalhada, resolveu então me oferecer um chocolate suflair não aceitei agradeci e sorri. baixei minha cabeça e fiz que ia dormir um pouco. a prova não começava. a prova ainda não começava. o chocolate era devorado pela senhora. escutava o mastigar e o chocolate misturando-se com a saliva. num piscar de olhos um barulho fez-me levantar a cabeça, acredite caro leitor, a senhorita foco da nossa conversa que acabara de me oferecer um suflair havia deixado sua mesa inteira cair no chão...eu não sabia se ria se chorava ou se pedia uma folha de rascunho para escrever um conto ou uma crônica, esbocei um movimento para ajudá-la, mas não ajudei...afinal ela não ajudara a moça com cara de inteligente da minha frente, guardei rancor. a moça da minha frente sorria e não ajudava também. a sala se divertia em burburinhos. a senhora corava, tanto que coraram suas bochechas que resolvi ajudá-la. peguei um dos lápis que estava próximo a minha cadeira e disse: "cuidado", a senhora sorriu.
Uma das monitoras entra na sala e anuncia: "o diretor está tirando água da quadra, afinal as torneiras foram arrancadas durante a noite de ontem". "Água da quadra?" pensei. pensamos. alguém disse : “melhor que tirar água do joelho”. todos os presentes da letra "i" demos risada. se já não bastasse o frio que passávamos as 8 da matina naquela sala sem vidros, ainda não poderíamos beber água. Iniciei uma mesa redonda na sala antes da prova: “as torneiras deviam ser de ouro" a moça da minha frente riu e disse "você viu menino? de ontem pra hoje sumiram as torneiras...Imagina... as portas do banheiro será que também? E os vidros da sala?" pois é, precário...tudo precário. gostei da ironia da moça. pensei que fosse poeta, logo entendi porque achava a tal com cara de inteligente...é devia ser poeta. só sentando na primeira fila para não passar frio...fiz a prova por lá mesmo na segunda carteira da segunda fila perto da porta e de capuz e casaco me esquentei pra me concentrar e não pensar em escrever o conto dos acontecimentos pré-prova ali mesmo...
Passadas quase quatro horas dos acontecimentos iniciais, a moça com cara de inteligente já havia levantado fazia tempo...fui um dos últimos a sair, a senhora atrapalhada agora se atrapalhara com o gabarito “ai não vai dar tempo..ai não vai dar tempo” eu só consegui dizer “calma senhora”. e me mandei da sala com um sorriso para monitora após o desejo de boa sorte feito por ela.

não fiz poesia na questão dissertativa como havia combinado com o diego, não fiz arte na prova que valia meu emprego...algumas pessoas não gostam e não tentam entender a arte e a literatura...algumas, não todas. mas bem que podíamos pedir melhores condições nas escolas todos fazendo poemas e crônicas nas questões dissertativas dos concursos falando mal das escolas e das condições de ensino...no mínimo seria engraçado. professor sofre. aluno sofre. veja, se eu fosse aluno...ah se eu fosse aluno, pediria aos professores para termos aula no gabinete da prefeitura ou do governo do estado, lá deve ser quente...lá o banheiro deve ter porta, as torneiras devem existir...mas aí iam chamar todo mundo de baderneiro, iam dizer que ninguém queria estudar... iam falar que certos universitários ocupadores de reitoria deram o exemplo ruim a sociedade... sei não. enquanto isso vamos vendendo o lanche da tarde pra tomar um café com leite frio de manhã. enquanto isso vou terminando de escrever o conto pré- prova que valeu meu dia, pensando como seria bom ter um ensino público de qualidade com professores trabalhando em ambientes legais e alunos respeitando e estudando gratuitamente em escolas com infra-estrutura...vou ficar pensando na senhora do lado direito e na água da quadra, pois é devia ser uma torneira que existia na quadra esportiva...veja, quadra esportiva tem na escola. bola, tem. futebol tem. carteira não. janela não. torneira não. isso aqui ô ô é um pouquinho de brasil ai ááá.

7 comentários:

Caixeta disse...

E eu esperando fazer a prova pra postar com um dia de atraso, dai vem o Ivan e atropela tudo. Oportunista, oportunista hahahaha

Que provinha mequetrefe ein.

Tio Vinix disse...

e vc nem pra pegar o telefone da mocinha com cara de inteligente???

Anônimo disse...

azar o seu sr. caixeta...
hoje é dia de conto e não de de falar de educação, isso é um conto...senhor das postagens quinzenais.

achei boa prova.

Caixeta disse...

Eu num achei. Achei que foi uma prova decoreba, mas sem nem ter estudando fiz de boa.

Anônimo disse...

E a quadra tá cheia de ratos! Ooops, a quadra não, mais pra lá, perto do estádio do São Paulo, sabe? E depois logo ali também, mais ao norte, bem no meio do Planalto Central...
Sem comentários, Ivanito, sem comentários.

Beijos,
Carol

P.S: Mas ó, isso da mina de cara de inteligente ser poeta é piada, né? Diz muito mais sobre você do que da pobre moça, hahahaha. Coisas de Don Juan, opa, Don Juan.

Tio Vinix disse...

NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSA!

Julia disse...

Ivanito, adorei a história! Se eu chorei de rir, imagino como vc deve ter se controlado pra não gargalhar na cara da senhora "i"!

Boa sorte, Ivanito!

ps: precisamos escrever o projeto daquele concurso das práticas de estágio hein!