segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Greves

O viés condenatório das greves promovidas por trabalhadores tanto da iniciativa privada quanto do setor público já se tornou praxe. Privilegiam-se os efeitos e escamoteiam as causas. Anuncia-se a greve, em seguida vem a contabilização da quantidade de prejudicados e umas poucas linhas para as motivações que a deflagraram, às vezes simplesmente ignoram o outro lado (no caso, os grevistas). Noutras tentam diminuí-la, chamando-a de política, como se houvesse alguma greve que não o fosse. Os recentes casos dos controladores de vôo e metroviários servem bem de exemplo. No caso da greve dos metroviários ficamos com a sensação de as motivações terem sido de ordem eleitoreiras, pois haverá eleições internas e duas chapas estariam disputando o comando. Uma liderada pelo PT outra por PSTU e PSOL. Em que medida isso leva metroviários a entrar em greve, ninguém explicou. A recente ofensiva promovida pelo governo Lula sobre o direito a greve encontra árduos defensores na mídia brasileira.

5 comentários:

Tatu disse...

elton...vc já foi diferente...kkk nem parece que dormiu na casa da suely.
que tem motivos eleitoreiros na greve do metrô até pode ter, mas não hustifica as habilidades do serra para se safar mais uma vz colocando anúncios da cor azul em horário nobre da toda poderosa condenando a greve dos metroviários e falando enquanto metrô e depois assinando como governo do estado...isso é mto complicado, oq acha?

ivan

Elton disse...

To relendo o meu texto e acho que tá mal escrito. Tentei dizer como a imprensa cobre as greves em geral, ou seja, ignorando os motivos que levam os trabalhadores a pararem, privilegiando os efeitos que ela causa e taxando o movimento de politiqueiro. Mas fica o alerta para uma próxima escrita.

Tatu disse...

ah...agora lembrei de vc.
apesar de que os partidos engambelam mmo assim como a mídia tb.

Anônimo disse...

Putz, e demitiram 61 funcionários do metrô hoje: disseram que 'não cumpriram as metas'.
Esse país é uma piada mesmo. A gente deveria andar com nariz de palhaço e colocar fogo nuns carros igual os franceses fazem -por muito menos que isso, que fique claro.

Anônimo disse...

boa marossi, tacar fogo em carro.
mas acho que deve ser mais um jogo de mídia esse negócio de 61 demissões (o que vcs acham?) Fiquei pensando o"serra deve sair com o bom, como ocorreu na greve da usp" e assim publicaram essa matéria, mas na verdade os fucionários dos cargos de confiança devem ter sido mandados para outros lugares, deve ser isso...vamos pesquisar e botar a boca no mundo se tiveram demissões de verdade, mesmo com o lance de "mandar pra outros lugares", não cola.

SERRAdor é foda!