segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um fósforo nas trevas

Alguns meses atrás, o alerta já havia sido dado, quando o MASP teve a luz cortada por falta de pagamento. No entanto, somente depois que se roubaram um Picasso e um Portinari a imprensa jogou um pouco de luz sobre a obscura situação do museu. Um grupo de sócios o administra, e ninguém sabe quem são. Recebem dinheiro da prefeitura - R$ 1,7 milhão por ano - sem que se saiba como aplicam. Diz Adib Jatene, presidente do conselho consultivo, que o museu não é um órgão público, e que "os sócios são os donos do museu". Resumo típico das elites ilustradas de nossa pátria mãe gentil. Privatizam-se os lucros e socializa-se o prejuízo. Tudo sob as barbas do poder público, que agora promete cobrar da gestão do museu maior transparência. Ao calor da hora, promete-se pressão maior, que deve durar enquanto houver divulgação na mídia, ou seja, vai durar a queima de um fósforo.

Feliz Natal a todos e até 2008!

5 comentários:

Anônimo disse...

é tudo culpa da mídia então?

"Um grupo de sócios o administra, e ninguém sabe quem são. Recebem dinheiro da prefeitura - R$ 1,7 milhão por ano - sem que se saiba como aplicam."

to preisando saber onde tá esse dinheiro pra aplicar na casa amarela em arte cultura e literatura.

Tio Vinix disse...

Aí ó. fica deixando arte na mão de Terceiromundistas dá nisso...

Ministro Puskas disse...

Hahahaha! Boa Vinix! As obras deveriam estar no Fort Knox embrulhadas e só expostas num futuro longinquo quando a humanidade tivesse cultura suficiente para apreciá-la! :p

Mixirico disse...

Pois é, ressalto que também existe o dinheiro daqueles que tanto desejam ser sócios do apreciado tombado MASP, sim, o dinheiro que eles depoistam na caxinha de doações ao lado da lojinha que parece desviar a verba arrecadada em função de mini réplicas das obras do acervo. Nessa citada caixinha existem notas de cem reais, sendo que a nota mais baixa é de vinte reais...
Se um dia fores depositar uma de dois reais, olhe para os lados e veja se ninguém o vêm pois será um feio papel de pobre aspirante a sócio.
Acredito também que os suvenirs mais vendidos na lojinha serão aqueles que contém réplicas de Picasso e Portinari.

Bom te ver ontem.

Beijos

Mixirico disse...

pronto, já está na tela, é só passar por lá d novo...postei o link, pq o video não carregava nunca...
beijão