sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Nossos oferecimentos...RAVE CULTURAL

CASA DAS ROSAS É REINAUGURADA COM RAVE CULTURAL

Com realização da Secretaria de Estado da Cultura e produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), a Casa das Rosas reabre neste sábado, dia 8, a 2ª edição da Rave Cultural. Com 18 horas de programação totalmente gratuita, o evento ocupará todos os cômodos do casarão com espetáculos de música, teatro, literatura, performances e poesia. Entre os pontos altos do evento está a inauguração da biblioteca Haroldo de Campos, doada à instituição e que passa a ficar aberta para pesquisa pública."A Casa das Rosas ficou fechada por quatro meses, quando esteve ocupada pela mostra Casa Arte & Design no Brasil. A parceria público-privada inédita resultou em benfeitorias permanentes e fundamentais para a conservação do patrimônio. Juntos, realizamos uma reforma elétrica, revisão da hidráulica, a instalação de elevador para cadeirantes e rampas de acesso para portadores de deficiência física e ainda restauramos a edícula, transformada agora em um café. A Rave de reinauguração comemora a volta do público ao casarão”, afirma Frederico Barbosa, diretor da Casa.18 horas de programação

14h – No jardim da Casa das Rosas - TEATRO - Marragoni – A peça é uma recriação do texto “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill e será apresentada pelo Núcleo de Teatro de Rua da ELT, sob direção de Ana Roxo. Conta e canta a história de Paulo Pimenta, lenhador da Amazônia que chega a Marragoni, a cidade dos sonhos e ilusões. Duração: 60 min. Vagas: ilimitadas.

16h – No subsolo da Casa das Rosas – Inauguração da BIBLIOTECA.Todos são convidados para o subterrâneo do casarão, onde o Governador José Serra e o Secretário de Estado da Cultura, João Sayad inauguram a Biblioteca Haroldo de Campos para visitação pública. Logo em seguida, os convidados seguem para o hall da Casa das Rosas, quando ex-diretores da instituição como José Roberto Aguilar, Cláudio Tozzi e Cildo Oliveira são recebidos pelo atual Frederico Barbosa em uma sessão de lembranças da construção deste projeto cultural da cidade de São Paulo. Duração: 60 min.

17h – No hall da Casa das Rosas – Série de LITERATURA - Desconcertos – A idéia é apresentar ao público novos proseadores brasileiros. Na Rave Cultural, o autor Paulo de Tarso, sob curadoria de Claudinei Vieira, lerá textos consagrados que influenciaram sua obra atual e em seguida apresentará ao público um texto inédito de sua autoria. Um bate-papo informal é aberto com a platéia. Duração: 60 min. Vagas: 100 lugares.

18h – No hall da Casa das Rosas – SHOW - três integrantes da banda Coisa Linda de Deus se juntaram com outros três músicos da Banda do Canil, formada por estudantes de música da USP, para formar o sexteto que se apresenta no dia 8 de dezembro. Com um repertório repleto de choros e temperados pelos timbres adocicados da flauta transversal de Nicolas Brandão e da escaleta do pianista Henrique Gomide, o grupo pretende apresentar, além dos choros, alguns sambas clássicos de Geraldo Pereira, Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Chico Buarque. Os músicos: Henrique Gomide (teclado e escaleta), Zé Motta (vocais), João Fideles (percussão), Gustavo Angimahtz (violão), Lucas Nobile (cavaquinho) e Nicolas Brandão (flauta transversal). Duração: 60 min. Vagas: ilimitadas.

19h – No hall da Casa das Rosas - SARAU Chama Poética - A “alegria” é o assunto dos versos que os poetas Antonio Lázaro de Almeida Prado e Cássio Junqueira são convidados a declamar para o público presente. A curadoria deste momento da Rave é de Fernanda de Almeida Prado. Além disso, o Sarau vai contar com a presença do grupo No Mesmo Barco, e dos músicos Ozias Stafuzza, Mariana Avena, Neno Miranda, Aurora Maciel e Cristina Pini. Duração: 60 min. Vagas: 100 lugares.

20h – No hall da Casa das Rosas – LANÇAMENTO – O poeta Glauco Mattoso lança, pelo selo Dix Editorial, o segundo volume da série "Mattosiana", intitulado "A aranha punk". Além das temáticas sugeridas pelo título, os sonetos deste livro homenageiam o personagem Níquel Náusea, do quadrinhista Fernando Gonzalez, que assina a ilustração da capa. Duração: 15 min. Vagas: 100 lugares.

20h15 - No hall da Casa das Rosas – SHOW Música e Poesia de Alice Ruiz – Uma pré-estréia do cd “No País de Alice” será realizada na Rave Cultural. A poetisa e cantora Alice Ruiz apresenta-se ao lado de Rogéria Holtz. No repertório, composições musicais feitas por Alice em parceria com pesos-pesados da música como Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, Rogéria Holtz, Zé Miguel Wisnik e Waltel Branco. Duração: 60 min. Vagas: ilimitadas.

21h – No hall da Casa das Rosas - MULTIMÍDIA - José Roberto Aguilar e a Banda Performática apresentam durante duas horas o melhor da invenção e performance multimídia. Formado pela necessidade de Aguilar - “filho” da vídeoarte e da performance - em pintar o mundo, a banda que nasceu em 1981 tem entre os integrantes Giba (guitarra), Marcos (baixo), Marcelo (bateria), César Maluf (teclados), Loop B (percussão), Daniela, Gabi e Aguilar (vocais), Nelson (vídeo) e Lenira (coreógrafa). Duração: 120 min. Vagas: ilimitadas.

21h – Na sala 1 da Casa das Rosas – VIDEOARTE - Paralelamente ao início da apresentação de José Roberto Aguilar e a Banda Performática, o vj Fábio Vietnica começa maratona de quatro horas de performances de imagens e sons lounge, criando um espaço para a videoarte e a música ambiente, que ocupa o espaço durante a madrugada. Duração 200 min. Vagas: 100 lugares.

22h30 – Na sala 2 da Casa das Rosas – PERFORMANCE Cama e Poesia – Dirigida por José Roberto Aguilar, a atriz Denise Passos protagoniza performance. Duração: 30 min. Vagas: 50 lugares.

23h – No hall da Casa das Rosas – RECITAL – O poeta Luiz Roberto Guedes apresenta Limericks eróticos de sua autoria, acompanhado do escritor Marcelino Freire e da banda formada pelos músicos Matheus Prado, Lu Horta, Luiz Gayotto e Marcelo Ferretti, que ficam para a atração seguinte. Duração: 15 min. Vagas: 100 lugares.

23h15 – No hall da Casa das Rosas – INTERAÇÃO - No "Saraokê", ao invés de cantar, o público é convidado a recitar poemas com um fundo musical especialmente criado pelos músicos Matheus Prado, Lu Horta, Luiz Gayotto e Marcelo Ferretti. Esta é uma ousada e divertida experiência de improvisação coletiva. Duração: 60 min. Vagas: ilimitadas.

1h – No hall da Casa das Rosas – SARAU - Rascunhos Poéticos. Apresenta o resultado do trabalho desenvolvido por grupos de criação poética dirigidos por Carlos Savasini e Osvaldo Pastorelli há dois anos. Dez novos autores vão ler trabalhos inéditos, com livre temática. Duração: 60 min. Vagas: 100 lugares.

2h – No hall, no primeiro andar e no jardim da Casa das Rosas - SHOW - Trio Zabumbão – O grupo de forró formado por Flavio Lima (Triângulo e voz), Chambinho (Acordeom) e Fabinho (Zabumba) coloca todo o público para dançar, em todos os espaços da Casa das Rosas. Duração: 120 min. Vagas: ilimitadas.

4h – No hall da Casa das Rosas – SARAU da Vacamarela - Coletivo formado por jovens poetas, que busca divulgar as tendências da poesia contemporânea. Além de promover o debate literário FLAP, a Vacamarela edita o jornal literário O Casulo. Duração: 60 min. Vagas: 100 lugares.

5h – No hall da Casa das Rosas – SHOW de Pedro Osmar e Amigos - Apresentam o melhor da música de invenção. Com a presença de Zeh Rocha, Vicente Barreto, Rafa Barreto, Gleiziane Pinheiro e Fábio Barros. Duração: 60 min. Vagas: 100 lugares.

7h – No hall da Casa das Rosas – CAFÉ DA MANHÃ – Para encerrar a maratona de shows, literatura, saraus, um café da manhã com pães, bolos, sucos, frios, café, leite, chocolate e chás será servido ao público, gratuitamente.

Novo site – Com a Rave Cultural, a Casa das Rosas inaugura também o novo site da instituição, no qual a nova programação do espaço poderá ser conferida pelo público. O site, além de informações de serviço aos freqüentadores, contém espaço para vídeos, notícias sobre o mundo literário, galeria de fotos, o histórico da Casa das Rosas, a biografia de Ramos de Azevedo e de Haroldo de Campos.

Diretor: Frederico BarbosaAv. Paulista, 37 -Bela VistaFone: 11 3285-6986/ 3288-9447Funcionamento: Aberta de terça a domingo, das 11h às 21h.
www.casadasrosas.sp.gov.br

Nenhum comentário: