terça-feira, 27 de novembro de 2007

Terça mochilão

Tio Sam knows it all.

"Há um marcante desequilíbrio no sistema 'pós-Guerra Fria': a ordem econômica é tripolar, mas a ordem militar não o é. Os Estados Unidos continuam a ser a única potência com a disposição e a capacidade de exercer a força em escala global - de maneira ainda mais livre do que antes, com o declínio do freio soviético. Mas essa nação já não goza da preponderância do poder econômico que lhe permitira manter uma postura militar agressiva e intervencionista desde a Segunda Guerra Mundial. O poder militar, não sendo espaldado por uma ordem econômica equiparável, tem seus limites como meio de coerção e dominação. Mas pode muito bem inspirar o aventureirismo, a tendência a liderar pela força, possivelmente com conseqüências catastróficas" (p.15).
[...] "É apropriado que as duas primeiras oportunidades de uso da força nesta era (parcialmente) nova tenham ocorrido na América Central e no Golfo Pérsico. É comum os analistas e assessores políticos traçarem uma distinção entre 'nossas necessidades' e 'nossos desejos', sendo aquelas exemplificadas pelo Oriente Médio, com seus recursos energéticos incomparáveis, e estes na América Central, que não tem grande importância estratégica ou econômica, mas é uma área dominada pelos EUA por tradição" (p.16).
CHOMSKY, Noam. Deterring democracy.

Pois é, o Chomsky disse algumas coisas interessantes aí nessas linhas, mas algo me diz que o vídeo abaixo é bem mais emblemático e, por esse motivo, deixá-lo-ei falar. Sem maiores comentários por hoje, porque a proposta é que cada um faça seu próprio post sobre o tema. Nada de texto pronto, até porque a FUVEST foi no domingo último e a segunda fase está logo ali. Vão treinando para a redação, risos.



P.S: Na próxima terça, aguardem um texto inédito do nosso correspondente convidado, Maurício Schuartz, direto de Israel.

5 comentários:

Julia disse...

"-cite um país que começa com U.
-hum, Utah?"

"-qual a moeda do UK?
-dinheiro da Rainha Elizabeth?"

auhauahauhauah é muuuuito bom esse vídeo, ao mesmo tempo que dá vontade de chorar... Assustador!

salvaterra disse...

caraca. quase não dá pra acreditar. tenho medo dos "donos" do mundo. crianças com facas na mão são as coisas mais aterrorizantes. o senhor das moscas precisa invadir.

Anônimo disse...

viva chomsky, viva a linguística
viva saussure 150 anos de nascimento do mestre.

Tio Vinix disse...

jesus...

Anônimo disse...

Eu gostaria mesmo é que o nosso povão, ao ser questionado, desse melhores respostas, mesmo que o peso de "donos do mundo" não nos alcance nem em utopia - que não é o país citado pela cidadã aí do video.

As próximas "crianças" serão as chinesas? Façam suas apostas.