terça-feira, 20 de novembro de 2007

Terça mochilão

I'm back to Sin City, crianças! O exílio foi bom e altamente proveitoso, apesar do objetivo ter sido totalmente diverso daquele que levou certos ministros tantaproseanos a se refugiarem láááá no deserto, cercados de garrafas e pensamentos mórbidos.
Essa que vos escreve, ao contrário, andou flertando com o nirvana em terras longínquas, tendo como companhia somente uma pesada mochila e um desejo insólito por uma certa marca de guaraná que uns e outros aí ficaram de trazer de outras paragens.
Muito bom estar de volta à cidade cinza, mesmo não sendo musa, ministra ou algo que o valha.
Yes, a China tem bananas!
Abram os olhos porque o império está mudando de lugar. Pequim, além de um lugarzinho mais caótico e barulhento que NY, agora também anda plantando bananas. Explico: na semana passada os chineses deram uma enorme (banana!) para a Organização Mundial do Comércio.
Admitida no clube que regula o comércio mundial há pouco tempo, a China disse um sonoro não à retomada das negociações da Rodada Doha, iniciada em 2001 no Catar e paralisada em junho do ano passado. Os chineses não estão interessados em abrir certos setores do sua economia aos demais membros da organização e ainda não parecem dispostos a se submeterem às regras da OMC, principalmente no que tange à proteção da propriedade intelectual.
Tio Sam esboçou um beicinho e os europeus deram um amigável tapinha nas costas da maior potência econômica da atualidade, afinal não querem DE FATO ceder nenhum milímetro no já desgastado assunto dos subsídios à agricultura (ponto chave da Rodada), não enquanto existirem aqueles franceses plantando uvas (ou nada!) há pelo menos cem anos em terras impregnadas de tradição e história. A tal PAC- Política Agrícola Comum- da Comunidade Européia é recente (datada do início da década de 60), mas tem feito muitos estragos, principalmente em certos países tupiniquins que ainda dependem de commodities agrícolas para atingirem superávit na sua balança comercial. E isso porque sequer mencionei o modus operandi norte-americano de conceder os mesmos subsídios.
O fato é que os chineses com sua perspicácia oriental sabem muito bem como defender seus interesses no tabuleiro internacional: não foi sem razão que demoraram longos 15 anos para ingressar na OMC, afinal eles queriam que Pequim tivesse status de país em desenvolvimento e que Taiwan fosse admitida como região não independente, dentre outros pontos sensíveis. Ambos os objetivos foram atingidos e hoje Pequim e o resto do planeta sabem bem a pujança da sua economia e o tamanho do seu mercado consumidor.
Dessa forma, se as propostas na mesa não lhes são favoráveis, os chineses não têm porque se esforçarem para ressuscitar a complicada Rodada Doha, repleta de impasses e falácias diversas. Obviamente tal postura dificulta ainda mais as negociações e faz alguns especialistas ficarem de cabelo em pé e duvidarem do funcionamento do intrincado sistema internacional, aí incluídas organizações internacionais como a ONU e a OMC.
Enfim, parece que Tio Sam encontrou um concorrente à altura naquela política do "se você não jogar bola como eu quero, também não brinco mais", seguida de um 'mimimimimimi' e de um confisco da bola. Vivas a mais recente República das Bananas. Ou não.

13 comentários:

Julia disse...

Eu tenho medo da China, e você?

Anônimo disse...

Eu nao! Tenho medo é de meninos que vão nas baladas de camisa e calça social... rsrsrs

Carol M. disse...

Quanta maledicência, pessoas saíram direto do trabalho e foram pra balada, fazer o que? E não brinca não que o cara é "autoridade", viu?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Elton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ministro Puskas disse...

Alguem nao disse o que teve vontade hein! Qto comentario excluido rs.

Tio Vinix disse...

Medo?

Eu qdo cutuco, cutuco no meu nome viu sobrinha?

Anônimo disse...

Huahuahua, isso aqui tá parecendo muro das lamentações essa semana, credo!
Um escreve e apaga, outro cutuca, outro não assume o que escreve e depois fica aí se justificando... Até o Ministro anda se expondo como plebeu e dizendo que sente dor, ai, ai, ai.
Isso aqui está virando terapia de grupo, hahahaha. Medo.

Beijos pros meninos.

Elton disse...

"autoridade" = poder = afrodisíaco?

Julia disse...

É Elton, não dá pra esconder os comentários apagados, que eu recebeo emails avisando que alguém comentou! hihihihi...

E qual o problema de calça social e camisa? Vocês são mais cricris que eu!

Carol M. disse...

Claaaaaro que isso não tem nada a ver, Elton! Os critérios são bem outros e passam longe disso aí.

E concordo com a Juju, qual o problema?

No mais, favor comentar o post e não a balada, sim?

Beijocas.

Elton disse...

Só piada, gente. Não há problema nenhum com nada. E de fato deletei os comentários anteriores. Era uma piada estúpida. Por isso foi pro lixo. Mas essa da autoridade foi irresistível. rsrsrs

Bjs e abs.

Ministro Puskas disse...

"No mais, favor comentar o post e não a balada, sim?"

Hahahahahahaha! Aliás que balada? :p

Zuar ninfetinhas com 19 anos pode né? rs