sexta-feira, 2 de novembro de 2007




Saiu do forno a antologia do Coletivo Vacamarela, a baixo segue alguns textos explicativos, comparece e vem ver a cara da literatura contemporânea na Praça Roosevelt - Centro de São Paulo às 00h do dia 2/11. Nos vemos com toda certeza.


Coletivo Vacamarela – Lançamento da Antologia Vacamarela (edição trilíngüe)


O Coletivo Vacamarela, formado neste ano por jovens escritores que realizam publicações e eventos literários, lança a Antologia Vacamarela (edição trilíngüe português/espanhol/inglês), na madrugada do dia 2 de novembro na Praça Roosevelt, em São Paulo. O lançamento é parte da programação do Tordesilhas, Festival Ibero-americano de poesia contemporânea (http://www.festivaltordesilhas.net/). Poetas estrangeiros convidados do festival e do coletivo deverão realizar uma leitura conjunta.Em formato paisagem e com projeto gráfico leve, e ao mesmo tempo sofisticado, a antologia traz textos dos 17 poetas do grupo, no espírito de variedade de estilos e temas que caracterizam a nova poesia brasileira do século XXI. A tradução de todo o conteúdo para o espanhol e o inglês representa um esforço de superação da barreira da língua para a poesia em língua portuguesa. O prefácio é assinado pelo poeta e crítico Frederico Barbosa e tem posfácio do professor, poeta e crítico literário uruguaio Alfredo Fressia.


A Vacamarela surge, portanto, como mais uma reafirmação da força e da qualidade da poesia produzida no Brasil hoje. São poetas que já surgem conscientes, sérios, articulados, organizados, arrojados, etc. Certamente em muito melhores do que nós, das gerações que os antecederam.


(Frederico Barbosa)


Fazia tempo que eu não traduzia uma poesia em transe, “transfronteirizada”, onde finalmente brilha pela ausência certo universo de emblemas locais e auto-referentes que vinham assombrando-nos desde os modernistas.


(Alfredo Fressia)


Numa força-tarefa, Vacamarela se reuniu com o propósito de intensificar a organização de leituras de poesia, oficinas literárias, assim como a preparação da FLAP!, evento paulistano de debates sobre literatura, e do jornal de literatura contemporânea O Casulo (ambos em atividade desde 2005). Este último recebeu recentemente o prêmio VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Coletivo Vacamarela ainda participou em setembro deste ano do Cartografia Literária, projeto do Sesc-Consolação.

Serviço:

Antologia Vacamarela – lançamento dia 2 de novembro, às 24h na Praça Roosevelt (Centro, São Paulo – SP)

Preço promocional de lançamento: R$ 15,00, 80 pp.


Leitura com poetas do Coletivo Vacamarela (mais participações especiais de poetas do Festival Tordesilhas):Ana Paula Ferraz/ Ana Rüsche/ Andréa Catrópa/ Carol Marossi/ Donny Correia/ Eduardo Lacerda/ Elisa Andrade Buzzo/ Fábio Aristimunho/ Gustavo Assano/ Ivan Antunes/ Julia Lima/ Lilian Aquino/ Paulo Moura/ Renan Nuernberger/ Thiago Ponce de Moraes/ Victor Del Franco/ Vinicius Baião

Nenhum comentário: