segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Demorô, hein truta!

Finalmente a imprensa “descobriu” as falcatruas do PSDB. Graças ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, o chamado “Mensalão Tucano” entrou na pauta das redações e foi destaque no final da semana passada. Detalhe curioso, o procurador não usa o termo “mensalão”, que aplicou quando da acusação aos “40 mensaleiros”, mas dessa vez prefere “esquema criminoso”, a meu ver muito mais correto e adequado a um membro do Judiciário. De qualquer maneira, não falarei sobre o termo aplicado e suas possíveis interpretações, coisa que já fiz aqui, mas ressalto que a imprensa acordou de vez apenas com a denúncia do procurador. Apesar das lambanças mineiras já terem sido abordadas anteriormente, a cobertura ganha fôlego apenas quando as fontes oficiais falam, como Ministério Público e Polícia Federal. A imprensa deveria garimpar mais informações sobre os negócios de Eduardo Azeredo, Walfrido dos Mares Guia e entourage.
Com a denúncia, a “contabilidade ética” sem-vergonha que tucanos tentavam implantar na imprensa, visando diferenciar-se do PT, foi por água abaixo. De qualquer forma, é digno de nota o contraste entre a cobertura federal e a estadual. Aqui em São Paulo, por exemplo, a fiscalização dos atos dos deputados estaduais é falha e intermitente. CPIs são engavetadas pelo rolo compressor de tucanos e aliados (assim como na esfera federal fazem petistas e aliados), e suspeitas de corrupção grossa, como envolvendo a CDHU, ocupam pouco destaque ou são ignoradas.
Ao menos podemos ser gratos à Procuradoria Geral da República não ser mais ocupada pelo Geraldo Brindeiro, o engavetador-geral da República de FHC.

5 comentários:

salvaterra disse...

"engavetador-geral" emplacou, kkk.
teu texto é impecável, Elton, dá um ar super profissional pro tanta.

Tio Vinix disse...

perfeito. sem mais o que dizer.

Julia disse...

Adorei a expressão.

Ai, tivessem mais procuradores como esse no Brasil a coisa não tava tão degringolada como está. Minha família mineira conta cada atrocidade das administrações municipais, imagina Estadual e Federal...

Anônimo disse...

É! a imprensa golpista tentou o quanto pode esconder as sujeiras tucanas, mas a sociedade não está alheia, inerte, existe uma cobrança, como o MSM, e vários debates, com jornalistas de peso cobrando ética, profisionalismo em relação ao partidarimso da imprensa.
AGORA EM RELAÇÃO AO SEU TEXTO, COMO SEMPRE, IMPAGÁVEL.

Ministro Puskas disse...

Muito bom! Deveriam fazer uma investigação sobre os anos Alckmin aqui em São Paulo... de repente descobrem alguma coisa nos quase CINQUENTA impedimentos de abertura de processo na Assembleia Legislativa... sabe-se lá pq né rs