domingo, 25 de novembro de 2007

Mais lenha na fogueira...

"O olhar do homem já foi descrito várias vezes. Ele pousa friamente sobre a mulher, ao que parece, como se a medisse, a pesasse, a escolhesse, ou seja, como se a transformasse em coisa. O que não se sabe tão bem é que a mulher não está inteiramente desarmada contra esse olhar. Se ela é transformada em coisa, ela então observa o homem com o olhar de uma coisa. É como se o martelo tivesse de repente olhos e observasse fixamente o pedreiro que se serve dele para enfiar um prego. O pedreiro vê o olhar mau do martelo, perde a segurança, e dá uma martelada no próprio dedo.O pedreiro é o senhor do martelo, porém é o martelo que leva vantagem sobre o pedreiro, porque a ferramenta sabe exatamente como deve ser manejada, enquanto aquele que a maneja só pode sabê-lo mais ou menos."


KUNDERA, Milan. O Livro do Riso e do Esquecimento.

6 comentários:

Julia disse...

Não podia ser mais perfeito este trecho!

Ai, que desassossego que me causam as ferramentas e os senhores delas, e o prego, e a construção toda...

Elton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elton disse...

Mulheres não foram feitas para serem entendidas, mas para serem amadas (Oscar Wilde, que era homossexual, diga-se de passagem).

Tio Vinix disse...

Mas é o VIVA A NOITE essa porra agora? Homens contra mulheres?

Julinhazinhazinha disse...

Ah... Maus pedreiros, maus pedreiros.

Vocês não pegam bem nas ferramentas, não pregam bem seu respeito ao sexo alheio, e se enchem de dedos e desculpas quando damos um "alto lá".

tsc tsc.

Anônimo disse...

Um trecho infeliz deste livro. Muito clichê