sábado, 10 de novembro de 2007

Porque hoje é Sábado e o Darwinismo

As mulheres são invejosas.

Neguem quanto for preciso, mas sentem sempre aquela pontinha de inveja ao olhar para aquela outra ali do lado. Pode dizer, vai! Você também já sentiu, assim como eu... E como ela de mim.

Não que sempre seja uma coisa ruim, dizem que existe "inveja branca", aquela que te faz desejar ter aquilo igual, não que a outra não tenha nada! Ainda assim, não é também algo ótimo de se sentir, não? Afinal, olhar pro lado e pensar "ah, eu queria aquilo!" é um pouco deprimente, se não muito.

Mas o que incomoda mesmo é a inveja negativa, quando se quer tirar do outro aquela felicidadezinha. Inveja mesquinha e egoísta, do tipo "se eu não tenho, ninguém tem!". Mulher é assim às vezes, acho que é genético. Queria saber porque a seleção natural manteve esse gene e não outro...

Um exemplo de mulher invejosa é a "empata-foda". Provavelmente a pior espécie da raça feminina (ah, raça não se pode dizer, né? É politicamente incorreto... foda-se!). São sempre mal-comidas e se rasgam de inveja, ficam roxas, ao ver uma mulher satisfeita com seu homem. Falam sempre com um ar empostado "eu não preciso disso!", mas como não são fodidas, não perdem uma oportunidade de foder com a foda dos outros!

Acho que estou a falar muitos palavrões nessa coluna de hoje.

Continuando, já a espécie mais comum é a "fofoqueira". Não pode ver felicidade alheia que fica azul de inveja e começa a difamar, injuriar, caluniar (Artigos 138 a 145 do Código Penal Brasileiro - penas de até 2 anos de reclusão). Um casal feliz é um prato cheio, o cara é galinha, a moça é feia, ambos são cornudos, por aí vai uma gama interminável de comentários venenosos que não são tão poderosos, mas podem surtir efeitos nefastos.


Por fim há a espécie mais recatada, e por isso a mais incomum, que fica verde de inveja sem transparecer nada. Sorri calmamente e diz palavras suaves enquanto pensa "humpf, imagina, até parece que isso vai durar!". Essa pode ser a mais inofensiva para os outros (ainda assim, zica alheia às vezes pega...), mas é fatal pra si mesma. Essa de ficar remoendo dá câncer, sabe?


O melhor mesmo é não ter inveja e ficar genuinamente feliz ao ver uma outra mulher feliz, um casal apaixonado, pessoas de bem com a vida... Sendo muito plagiadora de livros de auto-ajuda, pense sempre "poxa, eu também sou/fui/serei tão ou mais feliz que ela, e pronto!": seus desejos se realizarão.


Hahahahaha, até parece...

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!

Tio Vinix disse...

Querida Musa:
Vc podia podia mudar o nome do sua coluna pra "Pq ontem foi Sábado", né?

não acredito que os homens sejam diferentes na inveja, mas posso estar enganado

Julia disse...

Não sei se são, não sou homem, né tio!
Mas você podia muito bem escrever um post sobre a inveja masculina, não?

salvaterra disse...

inveja masculina, apesar de ser um pouco diferente da feminia, eu acho que tá pra mesma intensidade.

mas vamos aí fazer um tratado da inveja: quem tem lingua venenosa pode até não ser invejoso, só maldoso.

ver uma coisa legal e querer pra si eu acho que é saudável, oras, contanto que você faça pra ter e não ficar envenenando.

Tio Vinix disse...

porra, ainda bem que vc não é homem, senão não seria Musa... Musa quase crédula