terça-feira, 11 de setembro de 2007

Terça mochilão

Pois é, inaugurando a nova fase do Tantaprosa, as terças agora serão sobre Relações Internacionais e coisas afins. Não esperem nenhuma análise muito acertada sobre nenhum assunto: pretendo emitir somente algumas modestas opiniões sobre essa aldeia global esquizofrênica na qual vivemos. Também não esperem nada muito otimista porque, embora eu seja filha de um marxista roxo, ando mais para deprimida do que para militante 'de esquerda' ou 'de direita'.
Nova Ordem Mundial?
A Rodada Doha travou. A ONU não conseguiu evitar a invasão norte-americana no Iraque depois de rachar magnificamente diante das telas da TV. A desejada Constituição da Comunidade Européia não saiu depois da ferrenha negativa de franceses e holandeses. O Irã persiste na corrida nuclear. A Rússia tenta se reenguer a todo custo e as ONG's se proliferam em toda a parte.
O século XXI chegou e aquelas tradicionais disputas norte-sul persistem, ignorando solenemente toda a velha estratégia que apostava nas organizações internacionais para tangenciar as relações entre os Estados, evitando conflitos diversos e, principalmente, guerras. A década de 90, embora tenha adotado essa estratégia, foi marcada no seu final por fracassos evidentes desse plano liberal de gerenciamento mundial: a tragédia dos Balcãs, a crise econômica que atingiu marcantemente os países em desenvolvimento, as intervenções fracassadas da ONU no continente africano, a explosão de acordos bilaterais de comércio, o crescente ressurgimento de movimentos radicais (e.g. neo-nazismo), etc.
Além disso, após os ataques do 11 de setembro e do endurecimento da política externa norte-americana, conduzida de forma assustadora pelas velhas águias do partido republicano, os Estados estão cada vez mais reticentes em ceder parte de sua soberania para os inúmeros organismos internacionais, o que aumenta o espaço para a reversão da lógica aplicável às relações internacionais, construída arduamente ao longo dos anos.
Yes, we deliver democracy, anda sibilando o vento do Norte com seu bico afiado, invadindo países, matando civis, aprisionando pessoas em bases militares imunes a qualquer lei internacional, instalando outras tantas bases militares em lugares estratégicos lá pelo Sul e pela Ásia e fazendo outras traquinagens do gênero.
Então, faz-se necessário perguntar: onde foi parar a tal 'nova' ordem mundial, se é que realmente ela chegou a existir? Sei não, mas a mim me parece somente uma visita àquele velho colonialismo, só que na velocidade da luz, God bless glabalization.
Se a 'nova' ordem mundial existiu, deve ter se esquecido do anti-rugas e envelheceu rápido demais, coitada.

5 comentários:

Elton disse...

Dizem que a percepeção dos artistas é mais aguçada e geralmente se antecipam às dos intelectuais e dos políticos. Já disse Caetano: alguma coisa está fora da ordem mundial.

Julia disse...

Perfeita análise, minha pequena grande internacionalista. Por isso mesmo que desisti do Itamarati e qualquer coisa do gênero... É tudo de fachada, nada de fato funciona, e tudo se mantém quase do mesmo jeito que era... EUA manda, ONU desmanda, EUA ignora, mandando catar coquinho e f*** todo mundo...

Tio Vinix disse...

o otimismo impera

Elton disse...

Uma dose de cicuta, por favor. Ou melhor, dupla. Quer saber, manda a garrafa!

Tatu disse...

"ando mais para deprimida do que para militante 'de esquerda' ou 'de direita'."
vixi...

esse neg�cio de onu e nova ordem mundial nem eu sei.

s� sei que o imp�rio romano caiu, demorou mais caiu.