sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Sexta Literária: O Natimorto


O Natimorto é um livro escrito por Lourenço Mutarelli, apresenta-se como um dos livros mais geniais que eu já li.
O escritor tem uma história de vida conturbada, entre depressões e crises psicológicas cria uma maneira de aliviar o que tem em excesso- cérebro funcionando - acha uma maneira de processar melhor suas ideias: fazer HQ's.
Mutarelli é o autor de livros de HQ (premiados) e dos romances O Natimorto, O cheiro do ralo e Jesus Kid . Seus personagens apresentam algo de obsessivo e de louco, podem servir de espelho para o leitor pensar sobre as próprias neuras.
O Natimorto..."aquele que nasce morto", publicado em 2000 pela editora DBA é escrito em diálogos curtos entre dois personagens identificados como o Agente e a Voz.
O Agente guarda uma eterna obsessão pela Voz de uma cantora muda, só ele compreende e admira a Voz-muda da moça. Deste encontro surge o livro que desenrola-se com o diálogo entre a Voz e o Agente, mistura-se com as alucinações e delírios deste e sua outra obsessão: observar nos maços de cigarro as figuras da campanha contra o tabagismo propostas pelo ministério da saúde relacionando-as com as cartas de tarô e associando-as com a sua sorte do dia.
Um livro para ler no trem, no trânsito ou no espaço de tempo de uma partida de futebol... Escrito em diálogos curtos O Natimorto assemelha-se a diálogos de HQ's, entretanto sem os desenhos. Há quem diga que o romance parece poesia: versos dispostos na folha que se alternam entre os delírios do Agente e suas conversas obsessivas com a Voz .
Para finalizar tentamos saber se Marçal Aquino roteirista do filme O cheiro do ralo baseado na obra de Mutarelli compreende o motivo pelo qual Lourenço Mutarelli dificilmente sai de casa para encontrar a turma na mercearia, a resposta foi ligeira: "difícil sair de casa, tem outro ritmo, é genial..." e ainda nos instigou dizendo que em breve virá o filme O Natimorto, só aguardar?

2 comentários:

Ministro Puskas disse...

O Mutarelli é múltiplo! rs O cara desenha e escreve em diversos tipos de obras, desde HQ´s até livros de RPG internacionais. Merecido o post. Parabéns Ivan

salvaterra disse...

quero ser mutarelli quando crescer