domingo, 23 de setembro de 2007

Modernização Conservadora Ludopédica



Uma característica permeia a história do São Paulo Futebol Clube, o conservadorismo. Apesar de ter nascido de um racha de um dos clubes da elite de São Paulo - o Paulistano - o tricolor paulista não renegou as origens, afinal “suas glórias vêm do passado”. Só que a herança não se resume apenas a um passado digno de memória, pois também permaneceu o elitismo e principalmente o conservadorismo, que se manifestou recentemente numa cartilha elaborada para os jogadores de base. O conteúdo é de fazer inveja à Opus Dei, e talvez nem Ratzinger produziria uma bula com um conteúdo tão antiquado e moralista. O Manual Disciplinar do Atleta proíbe bonés e revistas eróticas. A proibição ao uso de bonés não dá pra entender, mas a de revistas eróticas deve ter o intuito de, além de poupar energia dos jovens jogadores, lembrá-los de que viverão do trabalho de seus pés, não de suas mãos...
"A prioridade é formar pessoas de bom caráter, e a educação é o principal ponto", disse Zé Sérgio, técnico do sub-17, ao bravo Tiago Leme, do "Agora". (Coluna do Xico Sá, Folha de S.Paulo, 14/09)
De fato, embora o time tenha se popularizado bastante, basta analisarmos sua história recente para percebermos uma equipe moderna nos gramados, e conservadora fora deles – com toda a carga ideológica que esses termos possuem.
Pegue-se, por exemplo, o maior técnico da história do clube, Telê Santana, adepto do futebol arte, técnico da seleção brasileira derrotada nas copas de 1982 e 1986. Encontrou a redenção e o solo fértil para seu estilo de jogo e de vida no tricolor paulista. Apesar da década de 90 ter sido marcada pelo estilo Dunga-Lazaroni, continuou fiel à sua filosofia: ousado dentro das 4 linhas, e conservador notório fora delas. Se em 1982 o haviam acusado de ser leniente com os jogadores, a partir de 1986, ao cortar Renato Gaúcho da seleção por ter chegado tarde à concentração, passaria a impor disciplina rígida e até a dar conselhos aos boleiros sobre questões financeiras e familiares.
Um craque com o temperamento comedido e religioso como Kaká só poderia ter despontado no Morumbi. Ato contínuo, tornou-se ídolo num dos clubes mais elitistas da Europa, o Milan, cujo presidente e acionista majoritário é ninguém menos que Silvio Berlusconi.
Ex-auxiliar de Telê Santana e atual técnico do clube, Muricy Ramalho impõe um estilo de jogo hierárquico, burocrático, padronizado - e extremamente eficiente. O time avança e recua em bloco, à maneira de um pelotão, semelhante a o que fazem os europeus. Quando marca o adversário no campo inimigo, promove uma espécie de blitzkrieg que obriga o outro time a rifar a bola ou a sair jogando com os becões. O setor defensivo é sólido, e o meio de campo composto por volantes que sabem marcar e tocar a bola o suficiente para não fazer feio. O time é homogêneo, não tem nenhum craque e seu ídolo, o goleiro Rogério Ceni – o único fora de série do elenco – certa vez, comentando um quebra-pau entre torcidas, afirmou que o brasileiro não está preparado para a democracia. Um estilo de jogo e de jogadores totalmente adaptado à ausência de craques e de contestadores que presenciamos nos gramados pátrios. Foi-se o tempo que um Reinaldo – que já fora comandado curiosamente por Telê Santana - mesclava genialidade e contestação, ao comemorar seus gols pelo Atlético Mineiro erguendo o braço com o punho cerrado em alusão ao símbolo socialista. Ou do próprio Muricy, que, quando aspirante, mesmo proibido pelo técnico Poy de ter cabelos compridos, não cortou as madeixas, foi punido com gancho e ainda assim acabou estreando no São Paulo, com 17 anos de idade e pinta de bicho-grilo - graças à sua técnica; não à tesoura.
Assim é o São Paulo, o símbolo futebolístico da modernização conservadora brasileira. E o time do meu coração. Ó tricolor...

12 comentários:

Ministro Puskas disse...

Esse negocio de não estar preparado para a democracia foi otimo. O Brasil é uma criança ainda e portanto deveria ter um pai forte e rigido para guiá-lo até a maturidade hahaha. Que coisa mais século XIX! Esse time é uma vergonha para o país. Sabe pq? Pq é ele o melhor time atualmente. Desvio de verbas sem chamar atenção (construção do morumbi foi um escandalo!), elite conservadora, uso da justiça para suprimir os adversarios (o caso Palmeiras tb foi um escandalo!). Isso me lembra o chuchu da Opus Dei que governou SP por um tempao: Nao deixou vir a tona nenhuma CPI sobre seu governo e é um caso tipico de TFP.

Anônimo disse...

Olha o bonezinho do murici!!!! rs

Anônimo disse...

esses textos não me interessam mais; acabaram com a minha semana...

Anônimo disse...

VERDAO 1 X 0 Corinthians!

Julia disse...

Odeio futebol...

salvaterra disse...

bom saber disso tudo. coisa louca isso. escrevendo desse jeito, elton, tu vai acabar fazendo eu me interessar por futebol...

Anônimo disse...

Agora vê se não apaga.
Ivan, vc é a Cassandra Decaída do Blog.

Julia disse...

ahahaah Vinix malvadão!
Putz, corinthiano sofre tanto que dá desgosto sabia? Nem queria saber o resultado do jogo mas o Puskas estragou minha tarde... ninguém merece!

Julia disse...

ahahaah Vinix malvadão!
Putz, corinthiano sofre tanto que dá desgosto sabia? Nem queria saber o resultado do jogo mas o Puskas estragou minha tarde... ninguém merece!

Tatu disse...

idem...cassandra decaída de cu é rola.

vc é a sua própria cassandra decaída meu caro.

to de boa de usar grifa-texto até o fim do campeonato (só o amarelo).

Anônimo disse...

Medo?
até quarta eu posto o mito pra seu conhecimento, prezado Czar.
O Corinthians foi só a ponta do Iceberg da desgraça, que tá com cara que vai durar a semana inteira.

Ministro Puskas disse...

Adoro ver crise no Corinthians ;)

Futebol é a expressão do povo! rsrs