sábado, 1 de setembro de 2007

Sexta Literária foi na Escola João Gualberto

(puskas, marcelino, marçal aquino, elton na mercearia: quase toda tantaprosa)


Tá bom...Tá bom...
Não tive tempo, aliás o tempo é que não tá me tendo muito ultimamente, mas venho aqui pra contar um pouco como foi o encontro do escritor com o pessoal do João Gualberto: genial, essa é a palavra.
Disse ao escritor "marcelino: marciano chegando na terra?", momentos antes de entrar na escola...dito e feito, a criançada ficou alvoroçada ao ver o "jeová" marcelino freire, como apelidado carinhosamente por alguns, entrando no João Gualberto. Demoramos um pouco para começar, não conseguimos realizar como previsto passar em todas salas, mas importante que as 7ªs e 8ªas assistiram e puderam compartilhar um pouco da realidade de um escritor contemporâneo, que aborda a temática social em seus contos e que usa a "literatura pra se vingar do mundo" como dito pelo próprio.
Ainda se não bastasse a boa vontade do marcelino de atravessar a cidade, parar no trânsito da marginal e tudo isso só pra conversar com moleques de 13 anos e ouvi-los gritar na sua orelha...acabou parecendo o papai noel: distribuiu livros, cds... fez a festa da molecada, foi muito bom o encontro. A turma da 5ª série preparou uma esquete de uma adaptação do conto "linha de tiro" do livro "contos negreiros", deixando-o de queixo caído com o "tamanho de gente" lendo e interpretando seus contos. Pra terminar toda história tranquei o azul calcinha com a chave dentro...e tome um chaveiro profissa pra abrir a porta em "dois palitos", vixi...nem me lembra.
Marcelino não tomou um ki-suco de morango, nem comeu uma tapioca de leite-condensado...mas lá na residência dos Antunes só pão com queijo e presunto e alegria pra recepcionar o amigo. Meu irmão se deu bem, levou um "cem menores contos" pra estante dele e tome gente boa nesse livro organizado pelo marcelino.
A noite...só deu mercearia são pedro: marçal aquino, marcelino freire, elton bezerra (colaborador), julita lima (colaboradora), leandro puskas (colaborador) e eu no bar...pensamos até na escalação errada dos Puskas no livro Benjamin do chico buarque, de acordo com o marçal chico só sabia o nome puskas e depois assumiu que não conhecia muito mais sobre a tal seleção...A verdade é que foi dia bom. Algumas inscrições quase esquecidas por mim (feitas antes da meia noite), uma estacionada de carro pelo king e alguns panos passados pelo marcelino amigo freire, marcaram algumas horas de ontem, dia bom...noite boa.
E o chocotone? vixi...nem eu sei.
Nem o panetone nem o chico tone.
A novidade master é a que vem em primeira mão...O pessoal regado a cerveja convidou o marcelino freire pra ser colaborador do blog..."E Êta porra!" vai ver que dá certo e aos domingos sem periodicidade ele disse que posta...vixi, vamo ver no que vai dar...

4 comentários:

Julia disse...

Quase toda tantaprosa não! Ta faltando eu, a Carol, o Caixeta e o Vinix!!!

Ministro Puskas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ministro Puskas disse...

Nada como uma foto com cuecas por todo lado rs

Gostei bastante do lugar (minha primeira vez) e principalmente das conversas sobre a "grande época" que o futebol se encontra. Isso me faz pensar se não deveria haver um dia pro futiba no blog hehehe

Pra terminar conheci a Julia (tava na hora) e discutimos sobre Jusnaturalismo e Juspositivismo... foi quando decidimos que era melhor ir pra casa dormir rs

Tio Vinix disse...

na próxima eu vou(se eu conseguir)

espero a próxima

meus vermes da cizânia aguardam ansiosamente