quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Direito de Sonhar

Enfim semana da pátria. Mais um ciclo de rememoração do grito do Ipiranga para fixar a idéia do 07 de Setembro em todo país. Comemora-se a independência política do Brasil, que permitiu maior liberdade de ação aos grupos detentores de poder por aqui. O pobre temeroso assistia as confluências políticas pensando: “vai melhorar ou vai piorar?”. Acho que até hoje essa pergunta persiste para ele. A idéia desse post surgiu depois de inúmeras vezes ouvir o Ministro Davidovitch (Vinix) soltar a pérola “a democracia é uma mentira”. Claro que na boca dele essa frase tem uma conotação política que justificaria o fim do Estado e a instalação da anarquia. Minha idéia tangencia a dele em alguns pontos, mas definitivamente não tenho intenções de abolir o Estado, antes sim de atacar a democracia, mas deixando em aberto as possibilidades para que cada um tire suas próprias conclusões. Democracia... lembra o que? Alguns dirão igualdade, outros liberdade, ou mesmo a famosa fraternitè, mas no nosso mundo pós 89 (seja lá o que isso signifique) acredita-se mesmo nisso ou se afirma constantemente para que a idéia não desmorone? É complicado falar de igualdade e liberdade numa era em que a maioria da população do globo é composta de miseráveis. Então vem o babaca e diz: “pelo menos podemos nos expressar, exercer o direito de ir e vir, lutar pela mudança”. Mesmo? Quem pode se expressar? Quem têm acesso às mídias, quem lê jornal todos os dias e quem pode se dar ao luxo de sentar numa mesa de bar na Vila Madalena e discutir política? Quem pode abandonar mulher e filhos e partir rumo a Nossa América ou qualquer outro lugar que seja? Ou melhor, quem pode fazer isso e levar a mulher e os filhos juntos? E lutar pela mudança quando grevistas são taxados de vagabundos e demitidos com o aval da opinião pública? Trabalhar nove, dez horas por dia numa fábrica com maquinários pesados, ou cortando cana, desmotivado pelo cansaço para concluir seus estudos, sem dinheiro para poder parar algumas horinhas e discutir uma vida melhor com o próximo, sem direito a sonhar. Porque as contas não permitem um só descanso, nem mesmo um vão desejo de melhorar a si próprio. Permite sim a ilusão, para fazer a maquina funcionar, para que o babaca lá acredite que é livre, que faça um curso idiota achando que esta investindo em si mesmo, quando na verdade está comprando um item que lhe permite dar mais lucro aos grandes. Realmente sobre esse ponto de vista a democracia é uma mentira. Ao menos a nossa democracia.

9 comentários:

Ministro Puskas disse...

Desculpem o atraso. Tomei um chá de cadeira no famoso INSS hoje.

Tio Vinix disse...

anarquia não, nobre colega, anarquismo.
E tá mais que provado que democracia na verdade é só mais um objeto colecionável da Legendary Folks Corporation(LFC)

Tatu disse...

arrepiou.
a democracia é uma mentira e o movimento estudantil é uma franchising de fast food vermelha.

Tatu disse...

aliás você poderia comentar mais sobre esse negócio chamado liberdade...que pode andar lado a lado com a tal democracia em que vivemos.

abraços
do proletário ivanitantunes

Ministro Puskas disse...

Liberdade no Capital? dificil... rs

O pior de tudo são os exemplos de governos ditatoriais de esquerda. Isso assusta demais as massas :p

Tio Vinix disse...

porra ivan, mas vc tb fala bem de todo mundo hein...

Julia disse...

Sim, sim, a democracia é uma grande mentira. E, diga-se de passagem, a liberdade uma ilusão. Já dizia minha profa. de Filosofia no colegial. E isso vale pros dois lados, hein?

Agora, Leandro, os govs. ditatoriais de esquerda assustam mesmo. Mas isso é bom ou ruim??

Anônimo disse...

Liberdade e igualdade pra quem manda. E isso inclui esquerda e direita.
Lembremos que tais conceitos são conceitos ideias e que na prática eles são perfeitos pra quem manda e gosta de mentir de um modo que convença quem não tem muito tempo pra pensar em 'política' (leia-se governo e afins).
E me metendo na conversa alheia, Julia: eu acredito que isso deveria ser bom mas finda sendo ruim há tempos!

Ministro Puskas disse...

Julia... depende. Se for um governo tipo stalinista, ou mesmo castrista vale a pena se assustar mesmo. Um governo de esquerda, mesmo "ditatorial" que exerce bem estar a maioria da populaçao, tem meu apoio. a ditadura que entrava acumulaçao excessiva do capital (salvo na mao de cooperativas com aval estatal) e distribui uma renda consumivel a populaçao so assusta babacas que querem enriquecer as custas de exploraçao