quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Higiene brusca


As sujas ruas de São Paulo. Merecem limpeza, é claro. A Avenida Paulista maculada. Livrem-se dos ambulantes! É a prefeitura ajudando a cidade a ficar mais bonitinha. A bola da vez foi o Humaitá. Não conhece? Deve ser por isso que foi escolhido. É alojamento de gente pobre, ali na Vila Leopoldina. Bairro nobre com pobre? Pode não! Desocupa, desocupa! Faz uma praça no lugar! São Vito nos proteja! Já caiu! Caiu na mão da polícia militar. Jogou criança pela janela, velho pela escada. Lacrou e mandou pro morro. Corre pro Prestes Maia! Maior ocupação da América Latina! Que chic! Mas também caiu. Ficava no centro. Pode não. Quatrocentas e sessenta e oito famílias jogadas no lixo. Tinha até biblioteca no local. Recebeu voto de aplauso do senado, recebeu doação de escola rica, mas ali num podia ficar não. Centro é muito exposto, e dar de cara com pobreza todo dia desestimula o empresário a investir. Foram onde? Itaquera e Itapecerica. Pertinho, pertinho. O prédio ta lá vazio, esperando o dono pagar a divida de cinco milhões de IPTU.

Teve a bienal dos pobres, ali na Praça da Sé. Prefeitura chegou e tirou. Livro pra mendigo num pode não. Expulsa e põe fogo! Coloca ferro nos bancos que é pra não deitar. Limpa a República, limpa a Paulista! Limpa os viadutos jogando cimento debaixo do vão. Recicla esse povo! Que nem copinho, que nem latinha, recicla pra não deteriorar no chão. Pra não ficar parado, sujando a paisagem. Não trabalha porque não quer, não é? É, isso mesmo. Ao invés de fazer projeto de habitação, prefere anistiar divida de engravatado. Prefere comprar cacetete pra G.C.M, pra impedir ambulante de trabalhar. A estupidez impede o questionamento, afinal ta ali porque é vagabundo. Não é porque não tem dinheiro pra se alimentar. A higiene deu até discussão em rádio. Reclamaram da retirada das flores na Paulista...


* Foto de autoria própria

10 comentários:

Carol M. disse...

Humilha mesmo, Ministro Puskas! Outro texto bárbaro e, cá enre nós, quanta ironia. Eu adooooro isso!

Assunto seríssimo. Vale a cotação quatro narizes de palhaço pra gente deixar de ser besta e votar em políticos com essas 'metodologias' governamentais estúpidas.

Anônimo disse...

Assim vc me encabula ;) Vlw os elogios

Elton disse...

Matou a pau!

Tio Vinix disse...

Tá cada vez melhor. Eu sempre disse que o negócio tinha que ser uma revista, no molde "Caros Amigos". A qualidade tá cada vez mais próxima.

salvaterra disse...

eu góóósto.

Anônimo disse...

Magnnífico!
O que me irrita mais é que tão 'higiene' não é só em SP...
A gente bem que podia se juntar e fazer uma limpeza decente.Topas?

Elton disse...

Humildade acima de tudo, hein Vinix!!

Julia disse...

Humildade é para os fracos!!! hehehe

então, Leandro, que muito bom seu texto!!! Essa higienização assusta mesmo. Deus que me livre.

Se bem que eu tenho trasntorno obsessivo compulsuivo com limpeza, lavo as mãos demais, tomo muitos banhos, etc. etc.

Anônimo disse...

muito bom puskas!
aliás acho que vamos fazer uma discussão sobre os direitos humanos no bar em breve, tenho prova segunda ;)

fui

Ministro Puskas disse...

Alminha, se dependesse so de nós... ai ai Ja dizia o filosofo: o inferno são os outros ;)