terça-feira, 18 de setembro de 2007

Terça mochilão

O futuro do Kosovo.
Dez de dezembro. Esse é o deadline para que a Rússia, os Estados Unidos e a Comunidade Européia decidam o futuro de albaneses, kosovares e sérvios anos após a sangrenta guerra dos Balcãs. O diplomata russo Alexander Konuzin não considera o prazo plausível para colocar um ponto final na questão, até porque será preciso equalizar as conversações sobre o status do Kosovo entre Belgrado e Prístina em busca de um acordo sobre o tema.
Na Comunidade Européia a situação não é diferente: os ministros das Relações Exteriores da França e Grã-Bretanha, Bernard Kouchner e David Miliband, têm se esforçado para ampliar as discussões sobre o tema entre os europeus na tentativa de chegar a um consenso. Problema à vista, contudo, pois embora a maioria dos membros da Comunidade Européia seja a favor da independência do Kosovo, a Espanha, a Grécia, o Chipre, a Hungria, a Romênia e a Eslovênia são radicalmente contra, pois acreditam que tal postura pode fortalecer os movimentos separatistas no país Basco e no norte do Chipre, por exemplo.
Porém, a tendência da Comunidade Européia é forçar um acordo interno sobre a questão na medida em que se trata de uma excelente oportunidade para os europeus consolidarem sua política externa.
Do lado norte-americano, Tio Sam mandou avisar que se russos e europeus não reconhecerem a independência do Kosovo até o dia marcado, ele o fará unilateralmente. Novidade, aliás!
Ciente da sutileza paquidérmica das águias, o premiê sérvio Voislav Costunica declarou que o Conselho de Segurança da ONU deve aprovar urgentemente as medidas necessárias para defender a soberania e a integridade territorial da Sérvia contra qualquer intervenção dos EUA.
Questão complicada, porque além do pandemônio reinante entre albaneses, kosovares e sérvios, o prestígio da ONU está em baixa e os EUA estão com o modo 'let's play with guns' ligado no máximo. Sempre no quintal do vizinho, diga-se de passagem.
Amanhã começa a sexagésima segunda Assembléia Geral da ONU em New York. Veremos o que o Pan Gui Moon consegue com sua paciência oriental. Acho difícil decidir a questão até o 10 de dezembro mas, como disse no último post, a tal ordem mundial anda bastante confusa. Creio que o poderio econômico-militar vai falar mais alto outra vez, afinal 'manda quem pode'. Vou eu discutir com essa gente?

4 comentários:

Tio Vinix disse...

Essa semana eu nem preciso pensar num tema. Vcs já me deram um.

Elton disse...

Carol, preciso aprender a escrever como vc.

Julia disse...

Anch'io...(eu tb...) Poxa, muito bom!
Pobres dos Kosovares, isso sim...

Anônimo disse...

O que os ministros de Prostansky dizem sobre isso?
o vulgo czar vermelho é terminantemente a favor de kosovo free mas não pro tio sam,

aliás essa dead line é pra inglês e americano ver, muito bom tema carol, parabéns...esse tantaprosa com esses textos está do caralho, viva a política, abram discussão sobre os direitos humanos, temos que rasgá-los?