quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sobre o afastamento de Fidel Castro do poder eu teria muito o que falar. Paixões a parte e preferindo não escrever um texto cheio de páginas que não caberiam num blog, preferi deixar que falassem por mim. Separei algumas frases que considero fantásticas a cerca do movimento revolucionário cubano encaminhado principalmente por este grande líder político que é Fidel Castro. Deixo com vocês a chance de contestarem tudo que a mídia vêm publicando nos últimos dias:

Sobre a ditadura em Cuba e nos Estados Unidos:

“Há pouco tempo, denominava-se ‘regimes totalitários’ os que tinham partido único, não admitiam qualquer oposição organizada e, em nome da razão de Estado, negligenciavam os direitos da pessoa; além disso, neles, o poder político dirigia soberanamente a totalidade das atividades da sociedade dominada.
A esses regimes, característicos dos anos 30, sucede, neste final de século, um outro tipo de totalitarismo, o dos ‘regimes globalitários’. Apoiando-se nos dogmas da globalização e do pensamento único, não admitem qualquer outra política econômica, negligenciam os direitos sociais do cidadão em nome da razão competitiva e abandonam aos mercados financeiros a direção total das atividades da sociedade dominada”
. (RAMONET, Ignácio. Geopolítica do caos. Petrópolis: Vozes, 1998. pág. 57).

“... o fato de haver mais de um partido é freqüentemente considerado como um indicador de escolha política. Será que isso significa que quanto maior o número de partidos, melhor? Será que a existência de apenas um partido, mas que possibilite a escolha entre diferentes candidatos, é suficiente para a liberdade democrática? A interpretação de qualquer um desses indicadores e sua avaliação qualitativa ainda estão largamente inexploradas”. (UNESCO. Nossa diversidade criadora. Campinas: Unesco, Papirus, 1997. pág. 349)

Ataques desnecessários dos Estados Unidos, em tempos mais recentes:

“Aqui está aquilo que sabemos agora: os Estados Unidos acreditam que Cuba tem, pelo menos, um limitado trabalho de pesquisa e desenvolvimento em armas biológicas ofensivas. Cuba proporcionou tecnologia de uso dual a outros Estados fora-da-lei. Estamos cientes de que essa tecnologia pode dar suporte a programas de armas biológicas nesses Estados”. (John Bolton, subsecretário do Departamento de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, em conferência na Heritage Foudation em 6 de maio de 2002 – o mesmo que acusou o Iraque de ter armas de destruição em massa.)

“Estabelecemos que: a) em todas as instituições financeiras internacionais (FMI, Banco Mundial etc.), os EUA devem votar contra qualquer tipo de empréstimo, ajuda financeira ou emissão para Cuba. Se mesmo nessas condições é outorgado um crédito a Cuba, os EUA subtrairão a soma correspondente às suas contribuições para a respectiva instituição... b) faz-se mais estrita a proibição de importações de produtos que contenham matérias-primas cubanas (por exemplo, níquel ou açúcar) de terceiros países; c) as ajudas financeiras dos EUA para os Estados sucessores da União Soviética serão reduzidas nas mesmas quantidades em que esses países prestem auxílio a Cuba”. (Lei Helms-Burton, aprovada por Bill Clinton em 1994. Repare que ela estende a jurisdição dos tribunais dos Estados Unidos para fora das fronteiras internacionais, contradizendo princípios do direito internacional, além de explicitar a postura imperial deste país).

Sobre o que os VERDADEIROS cubanos acham do regime Socialista:

“Com o sistema político e social revolucionário estabelecido nesta Constituição, o socialismo, que sempre resistiu às agressões de todo tipo e à guerra econômica dos governos da potência imperialista mais poderosa, e que demonstrou sua capacidade de transformar o país e criar uma sociedade inteiramente nova e justa, é irrevogável. Cuba não retornará jamais ao capitalismo”. (Constitución de la República de Cuba, aprovado por REFERENDO POPULAR com 97,7% estabelecido como lei em 26 de julho de 2002).


Em resposta a difamação que a mídia constantemente faz a respeito de Fidel Castro:

“Se a política tem a ver com a arte de conseguir apoio interno e externo, ampliar e unificar a base social, concertar aliança, preservar a estabilidade do regime, debilitar ao máximo a oposição e as ameaças externas, obter o respeito inclusive dos seus inimigos, e até saber ganhar um certo halo de invencibilidade, há poucos líderes vivos com a capacidade política de Fidel Castro”. (HERNANDEZ, R. Mirar a Cuba. México: Fondo de Cultura Economica, 2002. pág. 31).

Acha Cuba um regime opressor? Acha que é governada por uns poucos privilegiados que enriquecem em cima do povo? Acha que só Fidel e seus amiguinhos que dirigem o país?

“Inclui-se nisso o milhão de militantes do Partido e da Juventude Comunista? Aos delegados ao Poder Popular nas circunscrições? Ou é só a lista de membros do Comitê Central? Acaso apenas o Bureau Político? São aqueles que desfrutam de algum privilégio, por exemplo, possuir divisas e oportunidades para comprar em lojas especiais, como é o caso dos músicos, artistas, esportistas ou técnicos que viajam freqüentemente ao estrangeiro ou os que recebem dólares dos seus parentes no exterior? Talvez sejam os membros das instituições armadas? Talvez inclua aqueles que recebem rendas anuais dezenas de vezes superiores às de um operário, como é o caso da imensa maioria dos camponeses cubanos, possivelmente os mais ricos da América Latina? São os que tomam decisões? Onde, acerca do que: no Conselho de Estado ou em uma corporação, em matéria de religião ou de agricultura?” (HERNANDEZ, R. Mirar a Cuba. México: Fondo de Cultura Economica, 2002. pág. 33).

Cuba sem Fidel não significa Cuba capitalista:

“A idéia difundida pelos sucessivos governos dos Estados Unidos após o fim da guerra fria de que o mundo entrou num processo de transição civilizacional, cujo ponto de chegada é o modelo liberal de democracia e de economia de mercado, não concebe para Cuba outro destino que não seja o da antiga União Soviética.
Instruir arbitrariamente um ponto fixo no horizonte como referência de um destino obrigatório, prometendo o paraíso aos países que seguem pela trilha correta e a descida aos infernos para os que se afastam, expressa um fundamentalismo que, na essência, não difere das teologias finalistas que de tempos em tempos assombram a humanidade com suas ameaças de ‘guerra santa’ contra os ‘infiéis’ do momento”.
(AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2003. pág 122.)

5 comentários:

Tio Vinix disse...

Salve o Comandante.

Elton disse...

Cuba é o inferno dos ricos, o purgatório da classe média e o paraíso dos pobres. Hasta la victoria.

Ministro Puskas disse...

Legal foi os Estados Unidos dizerem que o regime cubano não fez nada além de difundir a miséria entre a população. Acho que eles não conhecem a America Latina como um todo... bastaria so uma visitinha no sul da Bahia pra ver o que o capitalismo difundio por aqui rs

Anônimo disse...

parece que "difundio" muuuuita coisa, kkk

Ministro Puskas disse...

ops

*difundiu

Melhorou agora? rsrsrs