quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Quarta MeiaEntrada - O básico da MPB IV

Paulinho Da Viola

"Bebadosamba"




A moda é samba. A Molecada quer samba. A baladinha cabeça tem que ter samba. Porra, e você com isso, meu pobre desbravador da MPB??? Vai sair por aí dizendo pras mocinhas que o mundo é um moinho? Que você gosta de Maria Rosa mas quem te quer é Rosa Maria? Que toda rosa tem espinho e espinho não machuca a flor?
Não senhor.
O senhor vai ouvir Paulinho da Viola.
E sabe por que Paulinho? Porque as respostas estão lá. Todas as respostas aos seus anseios de samba. O Paulinho tudo sabe e tudo te explica, quer ver?



“Ame Seja como for



Sem medo de sofrer



Pintou desilusão



Não tenha medo não



O tempo poderá lhe dizer



Que tudo



Traz alguma dor



E o bem de revelar



Que tal felicidade



Sempre tão fugaz



A gente tem que conquistar”

Ta vendo? Você acha que precisa saber de mais alguma coisa sobre o amor nessa vida?






O cara sabe tudo. No disco em questão ele alcança a excelência nas letras e nas harmonias, seja no humor ácido ao tratar de um fim de relacionamento(“memórias conjugais”), seja ao falar da incondicional e eterna paixão a sua escola de samba (Porteeeeela...PORTEEELA!!), seja ao falar do samba em si. Se desse pra definir realmente o samba que é uma coisa tão ampla em um único disco, provavelmente seria esse. Esse disco tem umas das frases que eu mais gosto de ouvir:

“Um mestre do verso, de olhar destemido, disse uma vez, com certa ironia:



Se lágrima fosse de pedra eu choraria”



Perfeito.

3 comentários:

Elton disse...

Mandou bem, tio! Mas coloca o texto todo, pq o finalzinho é espetacular:

Um mestre do verso, de olhar destemido,
disse uma vez, com certa ironia:
“Se lágrima fosse de pedra, eu choraria”
Mas eu, Boca, como sempre perdido
Bêbado de sambas e tantos sonhos
Choro a lágrima comum,
Que todos choram
Embora não tenha, nessas horas,
Saudade do passado, remorso
Ou mágoas menores
Meu choro, Boca,
Dolente, por questão de estilo,
É chula quase raiada
Solo espontâneo e rude
De um samba nunca terminado
Um rio de murmúrios da memória
De meus olhos, e quando aflora
Serve, antes de tudo,
Para aliviar o peso das palavras
Que ninguém é de pedra.

Mixirico disse...

então o elton pegou a letra no google, copiou e colou? hahahahha
essa música é realmente linda...
gostei do que li...

beijos

ah, se eu demorar pra t ver, te vejo dia 29...

Tatu disse...

vinix,
tu tá amando de quem?

poe a música da desilusão aí...
abraço