sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta crítica e literalmente literária

Um texto curto conectando as idéias do filósofo da modernidade Zygmunt Bauman, acho que saiu um texto com caráter literário que será publicado no meu novo Zine-Mentolado, portanto abro mão dos comentários sobre o texto Identidade do filósofo em questão:

“O desenvolvimento das habilidades do consumidor talvez seja o único exemplo bem-sucedido da tal ‘educação continuada’ que teóricos da educação e aqueles que a utilizam na prática defendem atualmente.” (Zygmunt Bauman)

Propagando a modernidade

O mundo em caos. Escola em crise, abalada e líquida. Amor líquido. Igreja liquidada. Televisão em liquidação e eu que compro. O Carpe diem torna-se a melhor saída. Surfar sobre as ondas fluidas da liquidez é mais raso não pense na identidade coesa. Bóie nessa onda. Não há regras. Não há chances. Não há estruturas rígidas. Tudo passa e eu descarto você que descarta eu que descarto minha crise e fico bem. A auto-afirmação é a arma do negócio assim como a propaganda. O “presente” não compromete o “futuro”. Não há futuro. Eu temo a vitória e a derrota. Amor de orkut é a nova onda. É créu, vai rebola. A nova mensagem de voz no celular me aquece. Eu me esqueço. Sou desamparado. Não há Deus, pai, mãe, escola e nem eu existo. Você não existe como eu e vivemos com crédito liberado para usufruirmos do delivery de uma magazine líquida na qual você pode, compra e aceita tudo, aproveita.

5 comentários:

Elton disse...

Muito bom, ivanito! Mas algumas coisas continuam bem rígidas na pós-moderninda: propriedade, quem manda e quem obedece.

Tatu disse...

não concordo.
vc está vendo a propriedade privada como instituição?

na minha opinião não estamos mais no mundo das lutas de classes, mas no mundo do "todos contra todos".
A propriedade privada é o maior ponto dessa sociedade líquida, as relaçõs patrão x empregado, são relações líquidas tb que mudam de acordo com o interesse do patrão.
seilá, acho que essa discussão vai por aí...são as propriedades privadas as responsáveis pela construição imaginário coletivo moderno.

abraço, e obrigado pela leitura elton.

Tio Vinix disse...

Muito bom Ivan, voltou muito bem. Só acho que enquanto existirem exploradores e explorados existirão classes, o que muda é o modo de enganar os explorados e como os exploradores se deixam levar pelas próprias mentiras.

Tatu disse...

mas a questão do sujeito moderno, da modernidade vem antes da questão de classes e da exploração e da propriedade privada.

é melhor pegar essa questão como um dos fatores da modernidade e não o resumo da modernidade, valeu pela leitura vina.

fui.

Anônimo disse...

Esse negocio de socieddae liquida parece mais um modo bonitinho do neoliberalismo camuflar a exploração e as desigualdade. Sociedade Liquida é o mesmo que dizer que precisamos ser felxiveis, proativos, e essas babaquices que fazem o empregado calar a boca e dar dinheiro pro empregador. Nao caia nessa rapaz!